Notícias 3 de junho de 2023

Encontro em Naviraí reforça a integração entre usuários e direção do Detran-MS

Os participantes do Encontro Técnico de Gerentes do Detran-MS realizado na manhã desta sexta-feira (02) em Naviraí, elogiaram a iniciativa por permitir o contado direto com toda a diretoria do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Além dos gerentes das unidades do Detran na região, estiveram presentes vereadores e representantes da Polícia Militar no município, dos Centros de Formação de Condutores, despachantes, empresas credenciadas de vistoria e da Prefeitura de Naviraí.

“Encontros como este são importantes para aperfeiçoarmos a filosofia do governo de Eduardo Riedel que é atender bem e com eficiência o cidadão. E vocês (gerentes das agências do Detran) tem um papel fundamental para isso, pois vocês estão na linha de frente, em contato direto com a população”, afirmou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

Ele lembrou que para melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários do sistema estadual de trânsito, tem sido investido em novas tecnologias e na reforma das agências em todos os municípios do Estado. “O governador Eduardo Riedel determinou que sejam priorizados investimentos para atender o cidadão com qualidade e eficiência, e com as reformas os nossos usuários passaram a ter um ambiente agradável para ser atendido e os nossos servidores melhores condições de trabalho”.

O diretor-adjunto do Detran-MS, Juvenal Neto, enfatizou que para seguir essa filosofia do Governo Ridel, está sendo implementado uma política de valorização dos servidores da autarquia, com a realização de treinamentos e outras ações que estão sendo planejadas.

“O encontro técnico de gerentes que aconteceu aqui na regional de Naviraí é mais uma ação dessa gestão do nosso presidente Rudel Trindade que vem pra aprimorar os procedimentos do nosso dia a dia, um encontro onde foi possível tirar dúvidas, fazer perguntas e trocar informações sobre processos de veículos, CNH e educação no trânsito. Um encontro que reuniu despachantes, CFC’s, ECV e gerentes regionais. Uma manhã proveitosa e que vai agregar muito pra quem participou”, pontuou Fabiano Goulart, gerente Regional do Detran-MS em Naviraí.

Representando a prefeita Rhaiza Matos, o gerente do Núcleo de Trânsito de Naviraí, Willian Bohre, falou da alegria de estar sediando o Encontro e da importância da parceria do Detran-MS com os municípios para melhorar a segurança viária nas vias urbanas das cidades sul-mato-grossense. A presidente do Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito), Regina Maria Duarte, falou das ações do Conselho e da importância dos municípios aderirem ao sistema nacional de trânsito. O Cetran já conseguiu a adesão de 76 dos 79 municípios do Estado.

Interatividade

Um dos pontos destacados pelos participantes foi o contato direto com o diretor-presidente, o adjunto e diretores do Detran-MS.

Durante o encontro, equipe de Fiscalização do Detran-MS fez a demonstração do etilômetro

“A gente só conhecia por telefone, e nesse encontro a gente pode conhecer pessoalmente os diretores e esclarecer as dúvidas. E vamos poder sugerir algumas coisas para melhorar um pouco mais esse sistema”, comentou Aliff do Nascimento, do CFC Nova Alvorada, unidade de Eldorado.

Evanilson Morales, do CFC Paranhos, falou ainda da transparência que esse Encontro trouxe para os integrantes do sistema estadual de trânsito. “É muito fácil criticar, mas ver como está sendo feito é muito importante, principalmente em investimentos, educação de trânsito, recursos que são aplicados no dia a dia”.

Durante o Encontro, cada diretor do Detran-MS fez uma rápida palestra e esclareceu dúvidas dos convidados. Gustavo Alcântara (diretor de Administração e Finanças) fez uma explanação dos investimentos nos municípios em sinalização e reforma das agências; Priscila de Rezende (diretora de Veículos) ocupou boa parte do tempo para esclarecer dúvidas sobre a retiradas dos veículos dos pátios das agências do Detran e os leilões.

Luiz Fernando dos Santos, diretor de Habilitação, lembrou os gerentes das agências a necessidade de reforçar a divulgação dos serviços disponíveis no meio digital, pelo Portal de Serviços da autarquia, e esclareceu várias dúvidas sobre documentação.

Em sua abordagem, o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Alencar, falou dos serviços disponíveis no meio virtual e das novidades que estão sendo preparadas. E assim como Luiz Fernando, enfatizou a necessidade de orientar os usuários que muitos dos serviços ele pode conseguir com rapidez e facilidade pelo Portal de Serviços.

Andrea Moringo, diretora de Educação de Trânsito, falou das ações que são realizadas nesta área para garantir segurança aos usuários do trânsito, com ênfase nas atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo.

Paulo Yafusso, Assessoria de Comunicação – Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued