Notícias 12 de julho de 2016

Equipamentos obrigatórios garantem a segurança dos ciclistas

A bicicleta é um meio de transporte alternativo, escolhido por muitas pessoas por ser sustentável, saudável e econômico. Por outro lado, necessita de cuidados redobrados para que perigos sejam evitados ao longo do caminho.

Como os demais veículos, a bicicleta também deve possuir alguns equipamentos obrigatórios, que são estabelecidos no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são eles: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Também é altamente recomendado o uso de capacete, luvas, roupas claras ou chamativas e óculos para proteger os olhos, contra os insetos e possíveis detritos do asfalto. Além disso, para garantir a segurança do ciclista em qualquer ocasião e horário, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) recomenda outras medidas simples:

Sempre sinalizar as intenções:

Desta forma, o condutor de outro veículo saberá a sua intenção e respeitará o seu trajeto.

Manter os adesivos refletivos limpos:

Assim você aumentará a sua visibilidade, bem como, a segurança da sua pedalada noturna.

Ter cuidado com portas de veículos estacionados:

Muitos motoristas não tomam muito cuidado ao abrir a porta do veículo, e, uma colisão dessa pode ser até fatal.

Prefira ciclovias ou ruas calmas:

As ciclovias ou ciclofaixas devem ser utilizadas preferencialmente pelo ciclista, pois é um local especifico para o trânsito de bicicletas. Quando não houver essa opção, escolha uma rota que garanta a sua segurança.

Não andar na contramão da direção:

Ao transitar na contramão, o ciclista pode surpreender o condutor de outro veículo e dificilmente conseguirá evitar um acidente grave.

Cuidado nos cruzamentos:

A atenção deve ser redobrada, pois são locais muito movimentados. Ao atravessar a rua, é necessário descer da bicicleta e empurrar ao seu lado, observando todas as regras para pedestres.

Não utilizar fones de ouvidos:

Os fones bloqueiam os sons que precisam ser ouvidos durante uma direção defensiva, além de desviar o foco e deixar o ciclista mais exposto a situações de risco.

Assessoria de Comunicação e Estatística - ASCOE


Compartilhe