Notícias 25 de abril de 2020

Exames práticos retornam com restrições na sede do Detran-MS

Na próxima segunda-feira (27), os exames práticos de direção veicular retornam de forma parcial na sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). No interior, apenas o município de Dourados retornará com os exames práticos pois conta com uma banca examinadora local. As provas estavam interrompidas desde o dia 20 de março devido a pandemia do novo Coronavírus.

A diretora de habilitação do Departamento, Rosilda Melo, comenta que em Campo Grande apenas os exames de categorias C, D e E serão realizados. “Os exames de categoria A e B retornarão após a finalização de recapeamento da pista de exames”, conclui.

Rosilda explica que é necessário que os CFC’s (Centro de Formação de Condutores) reagendem os alunos que não realizaram os exames devido à interrupção dos atendimentos. “Para retornar as provas é obrigatório o uso da máscara por parte do aluno, do instrutor e do examinador, além do uso do álcool em gel, disponibilizado dentro do veículo.”

“O instrutor irá higienizar carro a cada aluno que usá-lo. Além disso a recomendação é para não agendar/realizar exame para o candidato que apresentar sintomas como tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, pois este poderá ser impedido de realizar o exame”, conclui.

Com os cuidados necessários, as aulas práticas estão sendo liberadas gradativamente na Capital. “Conforme os planos de contenção de riscos apresentados por cada CFC é aprovado pela prefeitura, podem retomar. Hoje por exemplo, cinco empresas já presentaram aprovação e estão aptas a voltar a realizar as aulas práticas”, explica a diretora de Educação, Elijane Coelho.

Elijane ressalta que no interior, as aulas retornaram na semana passada, obedecendo orientações municipais”, conclui.

Viviane Freitas