Notícias 9 de março de 2023

IPVA: Governo identifica ‘site dublê’ e alerta contribuintes de MS sobre golpe na internet

Equipes da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) identificaram no início desta semana um "site dublê" que se passa pelo endereço oficial de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), levando os contribuintes sul-mato-grossenses ao erro, que desatentos acabam caindo em golpes pela internet.

Conforme identificado pela equipe de Tecnologia da Informação fazendária do Governo, o anúncio fraudulento está intitulado como "I P V A 2023 - I P V A - pagedemo.co". O site falso acessava em segundo plano o site da Sefaz.

Além disso, no endereço mantido pelos criminosos também eram gerados documentos de arrecadação falsos - ou seja, se pagos, o dinheiro dos contribuintes além de não quitar o imposto ainda eram perdidos, ficando de posse dos golpistas.

Para proteger os contribuintes, a secretaria emitiu o alerta e ainda determinou como primeira providência a suspensão temporária do site de pagamento do IPVA 2023. "A Sefaz-MS reafirma seu compromisso com a transparência pública, bem como com os contribuintes sul-mato-grossenses", explica a nota de alerta.

Além das providências técnicas e administrativas, a pasta fazendária de Mato Grosso do Sul também já acionou a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) para que todas as medidas cabíveis na esfera criminal possam ser tomadas.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Diana Gaúna, Comunicação Sefaz

Foto: Álvaro Rezende


Compartilhe