Notícias 9 de janeiro de 2024

Mais de 35 mil condutores foram flagrados em 2023 conduzindo veículo e utilizando o celular

Em Mato Grosso do Sul, somente em 2023, foram mais de 35 mil infrações de trânsito relacionadas ao uso do celular, sendo mais de 18,6 mil na Capital e 16,5 mil no interior. E quem dirige utilizando o telefone celular sabe que está errado. Mas você sabia que existem três formas diferentes de infração ao utilizar o equipamento?

Primeira forma

Liderando o ranking, está a infração de “Dirigir veículo manuseando telefone celular” com mais 19 mil infrações que é quando o motorista está enviando uma mensagem, seja ela escrita ou por voz e conduzindo o veículo, considerada multa gravíssima e 7 pontos na carteira, no valor de R$ 293,47.

Segunda forma

Em segundo lugar com mais de 12,7 mil infrações, está “Dirigir veículo segurando telefone celular” que é aquele momento que o condutor pega o telefone, e mesmo sem estar mexendo nele, está com ele na mão e ao mesmo tempo com a mão no volante, considerada gravíssima com 7 pontos na carteira, no valor de R$ 293,47.

Terceira forma

Em terceiro, com 3,3 mil infrações, vem o “Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular” que é o momento em o condutor é flagrado falando ao telefone no mesmo momento em que conduz o veículo, considerada uma multa média e 4 pontos na CNH, no valor de R$ 130,16.

O Chefe de Fiscalização do Detran-MS, Ruben Ajala, destacou que o condutor tem que ficar atento onde vai parar o veículo para utilizar o telefone.

“Em nenhum momento é permitido pegar o celular enquanto estiver na condução do veículo. Seja em uma parada no semáforo ou em uma placa de PARE, é uma infração de trânsito. O correto é estacionar, de forma regular o veículo para poder utilizar o aparelho sem atrapalhar o trânsito e nem cometer infração.”

Rodrigo Maia, Detran-MS

Foto: Rachid Waqued