Melhorias em processos digitais permitiram avanços no atendimento e será base para 2025
Em 2024, o Detran-MS (Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul) iniciou um processo de melhoria em seus sistemas, que permitiu a agilidade em processos internos e a criação de um novo modelo de segurança de dados no órgão. Essa evolução é base para buscar um serviço de excelência que será oferecido aos clientes em 2025.
Segundo do diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Danilo Lui, a agilidades dos processos realizada em 2024 permitiu uma comodidade enorme aos clientes do Detran-MS. Serviços que eram oferecidos apenas com visitas nas agências do órgão, passaram a ser disponibilizados pelo portal MEU DETRAN ou pelo app do órgão. Hoje o órgão oferece 95% de todos os seus serviços através do app ou do Portal.
O aplicativo do Detran-MS vem crescendo desde 2022, quando foi lançado, e em 2024 passou a ser o mais procurado pelos clientes. Os dados revelam que em 2022, foram 6.032.353 acessos aos serviços do Detran-MS, através do aplicativo. Esse número deu um salto para 9.227.307 em 2023 e chegou a 9.908.880 em 2024, superando a busca de serviços pelo portal do órgão. “Esse dado mostra que todas essas pessoas instalaram o app do Detran. Isso é muito significativo para nós, uma vez que é a tendência mundial o uso de ferramentas mobile”, comenta Robson Danilo Lui.
Na busca por adequação às tendências e novas tecnologias, o Detran-MS vem superando outros estados do país ao oferecer atendimento ágil e serviços de qualidade. Mato Grosso do Sul foi primeiro estado do país a oferecer diversos serviços digitais, como primeiro emplacamento digital, por exemplo. Para o secretário-executivo da SETDIG (Superintendência Executiva de Transformação Digital), isso se deve a capacidade de adequação e até uma superação dos sistemas do Governos do Estado, com os demais sistemas do Brasil. “Mato Grosso do Sul é um estado que ocupa uma posição excelente no ranking nacional de serviços digitais disponíveis à população e o Detran com certeza é o órgão mais informatizado, que mais oferece serviços digitais nos portais de governo. Em 2025, nós vamos avançar ainda muito mais, ampliando a carta de serviços digitais do Governo do Estado, que vai ranquear melhor ainda a nível nacional. Com entrada da Infovia, um dos passos mais importantes do Governo, vai solidificar esse avanço na jornada de transformação digital do Estado de Mato Grosso do Sul”, disse Robson Alencar.
Mesmo à frente, o avanço tecnológico é uma das diretrizes de gestão do Detran-MS, que recentemente assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Estônia Hub, com objetivo de realizar um diagnóstico de maturidade digital no órgão, identificar potencialidades e lacunas no modelo de implementação de governança digital. O país é pioneiro no uso de soluções digitais para serviços públicos, estabelecendo-se como um modelo global em governança eletrônica. O país é referência em governo digital, por seus sistemas avançados de interoperabilidade, cibersegurança e IA, o que contribui muito para todas as áreas de serviços públicos.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Junior, o avanço tecnológico que que o Detran-MS viveu é a base para um atendimento ágil e de excelência para os clientes. “Temos que avançar muito. Principalmente na interface dos sistemas. Os sistemas têm que ser cada dia mais fácil. Por isso essa conexão com a Estônia, porque lá a gente nota que é muito fácil. É muito simples. Por isso nós teremos hoje essa jornada técnica, fazendo essa conexão”, afirmou Rudel Trindade, durante a assinatura de convênio com a Estônia Hub.
Monitoramento da satisfação
O nível de satisfação dos clientes que utilizam os serviços do Detran-MS, através do portal de atendimento, vem sendo monitorada ao longo de 2024. O objetivo é entender os gargalos no atendimento e alcançar uma excelência.
A pesquisa de satisfação dos clientes, quanto aos serviços prestados no portal MEU DETRAN, constatou um índice de 53% de aprovação. “
Monitoramento da segurança
Em 2024, o Detran-MS lançou o Monitoramento Anticorrupção – MAC, uma ferramenta criada para monitorar 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. A ferramenta de inteligência monitora os sistemas e analisa padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual. É possível filtrar um período referência, seja na área de veículos, condutores ou terceirizadas, para que a IA analise as operações e mostre qualquer tipo de desvio padrão por meio de gráficos e detalhamentos.
A ferramenta possui filtros que avançam de Mato Grosso do Sul, para municípios, agências e por servidor responsável que deixa sua digital quando autoriza os serviços por meio de sua senha pessoal.
O MAC Detran-MS é operado por técnicos que integram um núcleo de inteligência, que monitora essas operações de risco, analisa os dados e, se necessário, gera relatórios detalhados para a apuração das áreas competentes. “É uma ferramenta inédita, de gestão de risco que fará um trabalho de proatividade, monitorando todas as operações realizadas nos sistemas do Detran-MS, mostrando alterações de rotinas e desvio de padrões de comportamento. Dessa forma poderemos antecipar uma eventual denúncia de fraude, percebendo a quebra de rotina em tempo real acionado o alerta para que nossos técnicos acompanhem mais a fundo as operações daquele determinado usuário”, explica o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos Rachid Waqued