Destaque Mudanças no CTB 15 de abril de 2021

Mudanças no CTB: Aumenta a gravidade da infração para quem não reduz ao passar ciclista

Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito já era considerado uma infração de trânsito de natureza grave. Agora, com a aprovação da Lei 14.071, que altera vários pontos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a falta passa a ser considerada gravíssima, saltando para a aplicação de multa no valor de R$ 293. 

Para a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Elijane Coelho, que também é esportista e adepta do ciclismo, a nova regra enfatiza a importância da redução de velocidade ao ultrapassar o ciclista.  

"Um veículo que passa rápido ao lado do ciclista provoca um deslocamento de ar que pode desequilibrar quem está na bicicleta. Este é um ponto que, em conjunto com o outro artigo que diz que deve ser tomada distância de 1,5m ao ultrapassar ciclista, visam promover a segurança de quem está mais vulnerável nas vias. É necessário que os condutores tenham conhecimento e pratiquem esses cuidados."

Vivianne Nunes


Compartilhe