Notícias 24 de junho de 2016

Mulheres podem dirigir durante gravidez seguindo algumas orientações

Campo Grande (MS) – A direção durante a gravidez é um tema que ainda gera muitas dúvidas, devido aos vários mitos que giram em torno do assunto. A verdade é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe direção por gestantes.

A decisão em continuar dirigindo fica por conta da condutora junto com seu obstetra, desde que a futura mamãe se sinta confortável e segura para esta atividade e que esteja ciente que está em um período de transformações psicológicas e hormonais e que seus reflexos durante este período ficam mais lentos e podem gerar alguns riscos.

Além do cumprimento das regras de circulação e os elementos da direção defensiva, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) indica às gestantes algumas orientações, tais como:

  • Manter a barriga o mais longe possível do volante, afastando o banco para trás até o limite em que continue alcançando os pedais;
  • Se o veículo possuir regulagem de volante, ele deve ficar na posição máxima de elevação, deixando-o mais afastado da barriga;
  • Usar cinto de segurança de três pontos devidamente ajustado, sem folgas e com a pressão do seu mecanismo retrátil;
  • Manter a faixa superior do cinto de segurança no ombro, entre os seios e a inferior abaixo da barriga, sobre o abdômen, nunca sobre o útero;
  • Evitar longas distâncias, mas caso sejam necessárias, aumentar os intervalos de paradas para melhorar a circulação sanguínea;
  • Utilizar calçados que se fixem confortavelmente aos pés, uma vez que estes poderão estar inchados e doloridos;
  • Observar as reações que a medicação tomada durante esse período pode causar (cansaço, tontura, sono, vômito, entre outros).

A segurança da mulher grávida no trânsito é fundamental e por isso, os cuidados acima são de extrema importância, evitando consequências como: partos prematuros, lesões, hemorragias e até mesmo a perda do bebê.

Depois do nascimento da criança, a condutora deverá conversar com o médico sobre o seu retorno à direção veicular. Também é válido ressaltar que a segurança do recém-nascido estará garantida com a utilização do bebê conforto.

Assessoria de Comunicação e Estatística - ASCOE


Compartilhe