No Dia do Pedestre Detran dá dicas para evitar acidentes
Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (08.8) é comemorado o Dia Nacional do Pedestre. A data é uma lembrança do cuidado que motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com quem está a pé e que divide o espaço nas ruas.
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) apontam que no ano de 2016, em Campo Grande, dos 379 acidentes envolvendo pedestres, 17 vieram a óbito. Já em 2017 até o mês de julho, foram registrados 183 acidentes, vitimando 08 pessoas.
O Detran-MS com a finalidade de orientar condutores e pedestres sobre a travessia correta na faixa de segurança, travessia em locais proibidos e sobre a preferência quando há semáforo no local, realiza durante todo o ano a campanha educativa “Pedestre. Gesto Feito que Merece Respeito”, com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo pedestres.
“Desenvolvemos campanhas voltadas para a mudança de comportamento durante todo o ano, pois acreditamos que ações como esta, são capazes de transformar atitudes e assim diminuir os acidentes de trânsito”, ressalta Marlene Alves Nogueira Rodom - diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS.
Ressaltando que no trânsito todos somos pedestres, o Detran-MS selecionou algumas dicas que devem ser adotadas no dia a dia para garantir a segurança.
- Preste atenção em todo o ambiente que o cerca.
- Esteja certo que foi visto antes de atravessar.
- Evite fazer a travessia em esquinas e curvas.
- Use sempre a faixa de pedestres.
- Não atravesse vias (ou mesmo caminhe pelas calçadas) olhando para o celular.
- Não use fone de ouvido.
- Ao descer de um coletivo, nunca atravesse pela frente do veículo.
- Cuidado ao cruzar áreas com garagens.
- Caminhe sempre pela calçada.