Para otimizar tempo do condutor, Detran-MS lança ferramenta de desembaraço cadastral através do site
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) implementou nessa semana, uma nova ferramenta com o serviço de desembaraço veicular. A partir de agora, o motorista deverá direcionar-se diretamente ao bloco 04, da Sede do órgão, para preencher o formulário do serviço e depois poderá acompanhar o processo pelo site.
O serviço de desembaraço cadastral é a desvinculação de débitos, gravames, multas e restrições do cadastro de veículos que foram arrematados em leilões oficiais para veículos de Mato Grosso do Sul e acompanhamento das solicitações enviadas para veículos solicitados de outros estados, com a possibilidade de transferência de propriedade para o nome do arrematante sem os encargos anteriores à aquisição.
Conforme o supervisor do Renavam, José Ladário, explica que o principal objetivo para a criação da ferramenta é otimização de tempo. “Agora os arrematantes podem acompanhar de casa o seu processo, com mais tranquilidade. Além disso, a conclusão do serviço será enviada por e-mail para cada arrematante”, comentou.
A assistente de atividade de trânsito, Rosa Claudia, ressalta que através da nova ferramenta haverá um aumento na agilidade na finalização do procedimento de desembaraço. “Essa ferramenta caminha rumo a informatização de serviços e quem sabe num futuro o protocolo da documentação seja inteiramente realizado pelo site, o que facilitaria ainda mais a vida dos arrematantes”, concluiu.
A ferramenta foi desenvolvida de forma integrada com as divisões da Dirve (Diretoria de Registro e Controle de Veículoss), NIMP (Núcleo de Informação e Melhoria de Processos), Dicad (Divisão de Cadastro de veículos) e a coordenadoria do Renavam do Departamento de Trânsito.
Acompanhe (aqui) o desembaraço cadastral do seu veículo.
Viviane Freitas