Parceria entre Detran, FERTEL e UFMS recebe destaque Observatório Nacional do Trânsito
Nesta terça-feira (10/09), a Diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) entregou o prêmio de Destaques do Maio Amarelo, na categoria Ações das Instituições de Ensino para vice-Reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O prêmio é oferecido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para as iniciativas que contribuem para melhorar o trânsito no Brasil. A premiação destacou o programa Tá na Rua, exibido pela Rede E, que é fruto de uma parceria entre Detran-MS, Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e UFMS. O programa concorreu com mais de 16 mil iniciativas de todo o Brasil.
Para a vice-Reitora Camila Ferreira Ítavo, a parceria entre as instituições rendeu muitos frutos, principalmente abrindo portas aos alunos, que são futuros profissionais. “Nenhum estado, município ou país é plenamente desenvolvido sem a presença das Universidades. De maneira muito prática, a gente produz ciência, a gente tem essa conexão com os jovens que vão se formar dentro da Universidade. A gente ilumina talentos de Mato Grosso do Sul para que possam sair para o mercado de trabalho. Então é importante pensar no ganho para as Universidades e para o Estado, na formação desses talentos” disse Camila Ítavo.
A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo destacou a importância de trabalhar o tema trânsito com acadêmicos, principalmente oferecendo produtos de comunicação. “É muito satisfatório reconhecer os frutos dessa parceria, que além de colaborar na formação de qualidade de novos profissionais, ainda traz à tona o tema trânsito, que precisa ser discutido por toda a sociedade”, disse Andrea Moringo.
Programa Tá na Rua
O programa é uma das ações do projeto de extensão Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito, com investimentos a partir do recurso arrecadado com as multas aplicadas pelo Detran em casos de infrações. Um dos propósitos foi reverter os recursos em conscientização no trânsito, por meio da informação. Ao todo, são 30 bolsistas envolvidos, de diversos cursos de graduação, em todos os câmpus. Além das duas TVs, o projeto também envolve as duas rádios educativas – a 104,7 FM e a Rádio Educativa UFMS 99.9 – e os canais do Detran-MS.
“Esse é um projeto muito interessante porque envolve vários parceiros e temos a participação de muitos estudantes e servidores de todos os câmpus da UFMS na produção de conteúdo de interesse público. A premiação reforça a importância do projeto e a comunicação pública, com informações de qualidade para a população, um serviço prestado com leveza e de forma lúdica. Também fortalece a relação comunicação e educação. Esperamos que o projeto tenha vida longa e possa continuar prestando esse serviço à população”, destacou a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto:Emmanuelly Castro