Notícias 18 de abril de 2022

Portal de Serviços do Detran-MS agora permite renovação também para motoristas profissionais

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) inova mais uma vez e a partir de agora, o motorista profissional também pode agendar a renovação da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por meio do Portal de Serviços.

A informação é da diretora de Habilitação do Departamento, Lina Issa Zeinab. “O portal já disponibilizava vários serviços de habilitação como emissão de segunda via, CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir e até a renovação da CNH. Agora a novidade é que o serviço se estende até o motorista profissional, aquele que tem a observação EAR na carteira, que quer dizer Exercendo Atividade Remunerada”, explicou.

Segundo ela, o procedimento vem para facilitar a vida corrida desse motorista e o procedimento é simples e rápido. Deve ser realizado cadastro no portal de serviços, atualizar o endereço, emitir as guias e agendar o exame psicológico. Depois de lançado o resultado, deve ser agendado e realizado o exame médico.

“Quando emitida, a CNH é encaminhada para o endereço de residência, sem custo adicional. Não precisa agendar atendimento presencial na agência, é só acessar o menu Habilitação - Renovação Capital ou Renovação Interior”, enfatizou.

Lina explica ainda que com a inclusão dessa nova modalidade, quase todos os serviços de emissão de CNH poderão ser iniciados pelo portal de serviços Meu Detran, com exceção da primeira habilitação e troca de categoria, serviço que depende de CFC´s (Centros de Formação de Condutores).

O diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Robson Alencar, explica que a transformação digital é o grande mote dos avanços no Detran. “Com mais este lançamento, a área de habilitação toda na web. Ainda existem várias melhorias a serem feitas, mas, o principal está pronto”, afirmou.

Vivianne Nunes


Compartilhe