Notícias 22 de junho de 2023

Projeto de educação do Detran que utiliza técnica do Teatro Lambe Lambe conquista Prêmio Destaque, do Cetran-MS

O projeto “Trânsito na Caixa”, idealizado pela servidora Danielle Sena Bortolazo e desenvolvido com a participação de Regina Silva de Abreu e Lidiana de Freitas dos Santos, todas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), conquistou o 11º Prêmio Cetran, na categoria Destaque.

O prêmio foi entregue nesta quarta-feira (21), em evento no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, à servidora Danielle Bortolazo. Em 2022, o projeto foi premiado na 18ª edição do Prêmio Senatran, na categoria Educação. "A inovação, a criatividade e o comprometimento em busca de um trânsito mais seguro à população é uma das características dos nossos servidores, e esse é o resultado de um dos projetos que a nossa equipe desenvolveu. Com certeza, mais novidades virão pela frente. Só tenho que parabenizar por mais essa conquista", disse o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, logo após da solenidade no Bioparque Pantanal.

Tecnóloga Regina Abreu, diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, gestora de Educação para o Trânsito, Danielle Bertolazo, e Glaucimara Hova, chefe da Divisão de Educação  (Foto: Rachid Waqued)

Pensando em algo inovador para levar à população ações relacionadas a educação para o trânsito, as servidoras do Detran-MS, para conceber o “Trânsito na Caixa”, utilizaram a técnica do Teatro Lambe Lambe, criada por arte-educadores da Bahia na década de 1980.

Ao "espiar" a caixa, o público recebe informações sobre trânsito, cidadania e meio ambiente (Foto: Arquivo pessoal)

As participantes do projeto explicam que “ao espiarem dentro da caixa, irão contemplar um espetáculo completo: com cenário, personagens, iluminação e sonoplastia, sendo transportados para uma experiência única, que irá educar e sensibilizar o olhar para temáticas importantes relacionadas ao trânsito, a cidadania e ao meio ambiente. Para acompanhar as peças, que duram em média de dois a cinco minutos, o espectador coloca um fone de ouvido e assiste à apresentação por meio e um visor”.

O “Trânsito na Caixa” é uma das ferramentas usadas pela Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-MS nos eventos que participa em escolas, praças, shoppings e eventos tradicionais nos municípios.

 

Paulo Yafusso, Assessoria de Comunicação – Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued e Arquivo pessoal


Compartilhe