Notícias 29 de setembro de 2023

Resolução número 1000 do Contran, estabelece tema das ações educativas de 2024

Todos os anos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece o tema que será usado nas ações educativas durante o ano. Nesta terça-feira (26), na Resolução n°1000, foi publicado o tema de 2024, com a mensagem educativa de trânsito a ser utilizada nacionalmente em todas as peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins.

Para 2024 a mensagem será PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ.

O tema foi escolhido em parceria com a população, através de uma enquete lançada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes. De acordo com o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a participação social é fundamental para contribuir com a diminuição dos números de mortes e lesões nas ruas no país, ajudando na reflexão sobre as atitudes atrás do volante e na criação de um ambiente mais seguro, inclusivo e democrático no trânsito. “Inserir a sociedade em todo o processo da campanha mostra que estamos empenhados em ouvir e resolver as necessidades de todos. Trabalhamos para garantir segurança e promover a vida”, destacou Adrualdo durante o lançamento da enquete.

O Observatório Nacional de Segurança Viária, que tem assento na Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Contran, também participou do processo de escolha da mensagem, dos temas e do cronograma de ações para o próximo ano. Para o CEO Paulo Guimarães, a resolução é uma verdadeira bússola para os profissionais do trânsito em todo o país. “O Observatório já começa hoje a trabalhar cada uma das ações e campanhas que estarão nas ruas em 2024, a fim de cumprir com sua missão”, disse Paulo Guimarães.

Para a diretora de Educação de Trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Andrea Moringo, a escolha do tema de forma democrática é inovadora e inclusiva. “As campanhas educativas para o próximo ano serão voltadas a esse tema, de auto responsabilidade e clamor pela paz. Uma mensagem que apela para um trânsito mais seguro para todos”, enfatizou Andrea Moringo.

Veja a Resolução 1000/2023, do Contran no link abaixo:

Emmanuelly Castro, Detran-MS