Notícias 16 de janeiro de 2024

Rodovida: ação aborda tema álcool e direção para conscientizar motoristas e motociclistas na MS 080

Nesta terça-feira (16), a ação de fiscalização e educação realizada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abordou mais de 30 condutores, entre motociclistas e motoristas, na MS 080, altura do km 02, como parte do programa Rodovida.

O tema das abordagens foi a mistura de álcool e direção, convidando os participantes para a usarem os óculos de simulação de embriaguez. Condutores de várias idades receberam informações sobre o perigo de dirigir carros e pilotar motos, mesmo que o consumo de álcool seja pequeno. “Ações como esta são importantes para conscientizar os condutores que esta mistura (álcool e direção) coloca em risco todos os usuários que circulam em nossas rodovias estaduais. Além disso, pode ceifar vidas ou mudar a história de muitas pessoas após um sinistro de trânsito”, afirmou o gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran, Ruben Ajala.

Para a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, a ação foi um sucesso, assim como as outras. “Os condutores param, escutam e participam da ação e ainda elogiam a iniciativa. Isso mostra que estamos conseguindo alcançar as pessoas e levar informações e mudança de atitudes para toda sociedade”, comentou Andrea Moringo.

Ação de simulação de embriaguez ao conduzir veículo

A iniciativa do Detran-MS faz parte do programa Rodovida, que ainda terá mais três ações de fiscalização e educação de trânsito em rodovias do estado.  As equipes contam com parcerias importantes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual).

Rodovida

O Programa Rodovida, estabelecido pela Resolução CONTRAN Nº 897, de 9 de março de 2022, quer tornar as estradas mais seguras em todo País, por meio de ações integradas entre os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. Em todas as unidades federativas serão implementadas medidas voltadas à segurança viária no período que vai de dezembro de 2023 até o domingo pós-carnaval, em fevereiro de 2024.

Emmanuelly Castro, Detran-MS

Fotos: Milena Benites