Notícias 8 de fevereiro de 2024

Rodovida: semana começa com ações educativas e terá fiscalização de trânsito no Carnaval

Ao longo da semana, a Gerência de Fiscalização e Patrulhamento do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou ações de educação e fiscalização de trânsito no interior do estado. As ações fazem parte do programa Rodovida, instituído pelo Ministério dos Transportes e o Governo Federal.

Na terça-feira (06/02), foram realizadas duas palestras na cidade de Nova Alvorada do Sul, abordando temas como exame toxicológico, embriaguez ao volante e transporte escolar. Pela manhã, a palestra com dinâmicas educativas foi ministrada para funcionários da Usina Santa Luiza – ATVOS, organizada pelo Departamento Municipal de Trânsito. À tarde, a ação foi voltada para profissionais da Secretaria de Educação do município, e contou com a participação de mais de 50 pessoas.

Ação para funcionários da Usina Santa Luiza

Nesta quinta-feira (08/02), uma ação educativa abordou condutores e passageiros que passavam por um restaurante na rodovia MS 267, altura de Nova Casa Verde. Em conjunto com o Departamento Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, foram realizadas simulações com os óculos de simulação de embriaguez. “Ações como esta são importantes para conscientizar os condutores que esta mistura (álcool e direção) coloca em risco todos os usuários que circulam em nossas rodovias estaduais. Além disso, pode ceifar vidas ou mudar a história de muitas pessoas após um sinistro de trânsito”, afirmou o gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran, Ruben Ajala.

Ação na rodovia MS 267, altura de Nova Casa Verde

As próximas ações serão de fiscalização e acontecerão durante o período de Carnaval, que inicia nesta sexta-feira (09/02). Como apoio à Polícia Militar, a Gerência de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS participará do ordenamento viário nas proximidades da Esplanada Ferroviária, em Campo Grande, com objetivo de impedir a circulação de condutores alcoolizados.

A fiscalização do Detran-MS também atuará em Dourados e nas rodovias de MS, com ações em trechos próximo a cidades que são atrativos turístico nesse período.

Rodovida

O Programa Rodovida, estabelecido pela Resolução CONTRAN Nº 897, de 9 de março de 2022, quer tornar as estradas mais seguras em todo País, por meio de ações integradas entre os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. Em todas as unidades federativas serão implementadas medidas voltadas à segurança viária no período que vai de dezembro de 2023 até o domingo pós-carnaval, em fevereiro de 2024.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Foto: Rachid Waqued e GPAV