Notícias 26 de outubro de 2023

Seletiva do Fetran no interior tem participação de diretora do Detran-MS

Nesta semana, três cidades do interior do estado realizam da seletiva da 13ª edição do Fetran/MS (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito) – Nova Alvorada do Sul, Bataiporã e Deodápolis. As apresentações são acompanhadas por uma equipe de educadores, entre eles técnicos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Nesta etapa, a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, participou fazendo parte da comissão de jurados. “As apresentações estão lindas. As crianças se empenham e estão apresentando trabalhos ótimos”, disse a diretora.

Em Batayporã, alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira da Silva apresentaram a peça “Frozen e as princesas em uma aventura congelante” e concorreram na categoria infantil. Com um público de mais de 130 pessoas, que inclui autoridades, como o prefeito da cidade. Em Nova Alvorada do Sul mais de 60 pessoas prestigiaram as apresentações. E em Deodápolis, a seletiva ocorreu nesta quarta-feira.

Apresentação em Deodápolis

Premiações

Dividido em duas etapas, o Festival teve seu início com as seletivas regionais em setembro. As peças teatrais inscritas se apresentam em municípios classificando para as seletivas regionais, que ocorrem em Campo Grande, em novembro.

Em Nova Andradina, a caravana entregou os prêmios da edição do Fetran de 2022. Na etapa regional, pela categoria “Infantil”, modalidade “Arte Visual”, a escola municipal Profª Efantina de Quadros foi premiada com o espetáculo “Os Mensageiros”, tendo como responsável a professora Nilseia Floriano. Já a escola estadual Fátima Gaiotto Sampaio classificou-se nas categorias infantojuvenil e juvenil, com os espetáculos “Perigosas Peruas” (modalidade Sonoplastia) e “Redenção” (Texto), respectivamente.

Na classificação estadual, Perigosas Peruas foi o grande destaque na categoria infantojuvenil, conquistando a primeira colocação. Na categoria juvenil, o espetáculo “Redenção”, conquistou o segundo lugar. Ambos os espetáculos tiveram como responsáveis a professora Tais Bernades.

Os estudantes vencedores foram reconhecidos por seus esforços e criatividade, recebendo prêmios que incluíram medalhas, troféus, bicicletas e, o mais importante, o reconhecimento da comunidade pelo trabalho excepcional em prol da segurança viária. Ao todo, 21 estudantes foram contemplados com bicicletas, que foram doadas pelo Detran-MS, como parte do convênio de realização do Festival.

Além do Detran-MS, o Festival conto com o apoio da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, SEST/SENAT, AGETRAN, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) e AUTOTRAN.

Emmanuelly Castro, Detran-MS

Foto: DIRET