Notícias 9 de setembro de 2021

Semana Nacional de Trânsito: Detran-MS realiza encontros e audiência pública na Capital

Com tema “O Compartilhamento das vias e a Proteção à Vida”, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), dá início a Semana Nacional de Trânsito no próximo dia 21. Na Capital, a tradicional data é marcada este ano por encontros e audiência pública para a discussão de uma via mais saudável e segura.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Elijane Coelho, conta que este ano o Detran-MS desenvolveu para a Semana Nacional do Trânsito uma campanha voltada para o compartilhamento dos espaços no trânsito.

Em Mato Grosso do Sul, o Detran ainda marcou um encontro para debater sobre o tema com diretores de CFCs (Centros de Formação de Condutores), em Ponta Porã no dia 21 para as escolas da região sul, e no dia 22 na Capital. A audiência pública acontece no dia 24 deste mês.

“Estamos falando de empatia, de respeito, principalmente dos que estão em veículos maiores em relação aos menores, aos não motorizados e até em relação aos animais que podem cruzar as vias. Neste sentido, promovemos esta audiência pública, para discutirmos possíveis alterações em legislação que promovam este tipo de comportamento”, descreve.

Estão previstos para discussão temas como sobre os aspectos sociais, técnicos e problemáticas identificadas no Estado de Mato Grosso do Sul quanto ao uso das vias públicas, como a inserção das novas modalidades de transporte individual de pessoas, responsabilidade dos veículos de maior porte pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e juntos pela dos pedestres, além da necessidade de medidas protetivas quanto à proteção da fauna, sobretudo nas rodovias do Estado.

A audiência acontece das 14 às 18hs, no auditório da Assomasul, na Av. Eduardo Elias Zahran, 3179 e também será transmitida de forma online pelo Facebook do Detran-MS com a participação de autoridades estaduais e municipais diretamente envolvidas no tema, membros de conselhos de meio ambiente, representantes do poder legislativo, e representantes de sociedade civil.


Compartilhe