Notícias 3 de junho de 2021

Serviços digitais: Detran-MS registra aumento de mais de 120% no primeiro quinquemestre

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), registrou um aumento de mais de 110% no uso dos canais digitais só nos cinco primeiros meses deste ano. A procura por serviços de CNH Ágil e CNH Digital, por exemplo, dobraram.

A diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab, explica que o aumento significativo se deve ao cenário da pandemia. “As pessoas estão buscando por serviços online, visando sua própria proteção de não ter que se deslocar para qualquer lugar”.

O aumento na procura da CNH Ágil, portal de serviços sobre CNH, cresceu 145,65%, em relação ao ano passado, com registro de mais de 14 mil serviços realizados até o final de maio, contra apenas 5.728 no ano passado.

Disponível desde 2017, o serviço possibilita o pagamento do boleto para exame médico ou psicológico, consulta da situação da CNH, renovação da carteira de habilitação, emissão de CNH definitiva e segunda via, além de PID (Permissão Internacional para Dirigir) e segunda via da PID.

A emissão de carteiras digitais, disponível desde 2019, também registrou um aumento de mais de 90% em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro quinquemestre de 2019 foram emitidas cerca de 32 mil CNHs digitais pelo aplicativo, já no mesmo período deste ano, já foram emitidas mais de 60.900 delas.

“Ainda é um número que pode melhorar. Nós trabalhamos sempre por incentivar e estimular que nosso público utilize desses serviços digitais. Nós temos hoje no Portal de Serviços, uma gama disponível tanto para habilitação, recurso de multa, solicitações e vários outros serviços que podem ser feitos de maneira online, trazendo mais comodidade e segurança para o nosso cliente”, acrescenta Lina.

A diretora finaliza ressaltando que a expectativa é que mais aumentos sejam registrados com o passar do tempo, tanto pela pandemia, quanto pela facilidade e comodidade que os serviços digitais oferecem.

Para ter a CNH digital o condutor precisa baixar o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), disponível nas lojas virtuais para todos os sistemas operacionais.

Já para a CNH Ágil, basta acessar o site e se cadastrar clicando aqui.

Bruna Pasche