Notícias 31 de março de 2023

Servidor do Detran se destaca com performances poéticas em eventos institucionais

O expediente na agência do Detran-MS no município de Corguinho acontece em paralelo com as agendas culturais na vida de Ruberval Cunha. Gestor de educação e segurança de trânsito há 25 anos, Ruberval é uma das grandes figuras artísticas da poesia improvisada de Mato Grosso do Sul.

“Nas minhas horas de folga eu consigo agregar esse trabalho que eu desenvolvo para atender empresas, grupos e pessoas interessadas. E às vezes a gente faz alguns eventos em parceria com o Governo do Estado”.

Essa semana as viagens entre Corguinho e a Capital, se tornaram rotina. Na terça-feira (29) ele fez o encerramento da comemoração de 1 ano do Bioparque Pantanal. Ele sempre trabalha com temas, e na ocasião do evento no maior aquário de água doce do mundo, abordou “temas ligados à natureza, e áreas inerentes como pesquisa, liderança e tudo que eles têm desenvolvido lá”.

Na quinta-feira (30) o trajeto de quase 100 km foi para performar no 1º Chá Acadêmico de 2023 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. “Meu amigo Rubenio Marcelo fez a palestra principal e me convidou. Saí do trabalho e fui atendê-lo. Foi especificamente sobre o fazer poético, e sua comunicação com a educação, que era o tema da palestra principal”.

Nesta sexta-feira (31) Ruberval Cunha participa de um evento dos 45 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul do qual é membro efetivo.

Ruberval é o criador do “Improviso Guaicuru”, modalidade de repente que mescla o discurso poético, elementos da linguagem teatral e a coparticipação do público por meio de palavras diversas que o poeta repentista e ator performático costura por meio do improviso em uma produção poético performática instantânea.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Arquivo Pessoal


Compartilhe