Notícias 18 de outubro de 2023

Servidores concluem curso exclusivo de redação oficial e multiplicam aprendizado nos setores do Detran

Trinta servidores que atuam em diversos setores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) concluíram o curso de redação oficial ministrado pela Escolagov (Fundação Escola de Governo) na sede da autarquia em Campo Grande. Os colaboradores já aplicam o que aprenderam em sala e atuam como multiplicadores de conhecimento nos setores. 

“Já está somando desde o primeiro dia de aula. Saí daqui e comecei a observar as pequenas falhas que a gente comete no dia a dia. Sai daqui querendo renovar todos os modelos que usava antes. E já estou aplicando muito. Até os colegas quando vem com algum ofício ou e-mail, eu falo: “gente isso aqui não usa”. E já estou repassando pros colegas do setor. Esse é o meu primeiro curso presencial pela Escolagov e amei”, avalia Roseli de Jesus Bezerra, servidora da Disad. 

"Esse é o meu primeiro curso presencial pela Escolagov e amei"

Desde 1996 no Detran, a servidora Anelise Cabral Moraes conta que o curso será muito útil no dia a dia dela e dos colegas. “Trabalho no setor de pessoal e mexemos muito com essa comunicação interna entre servidores, ou mesmo ofícios que vão para fora. O curso foi de um esclarecimento muito grande, dúvidas que a gente tinha e erros que a gente cometia, que eram coisas mínimas e a gente não tinha essa percepção. E agora com esse curso vamos trabalhar certinho dentro dos padrões”. 

No Detran há 14 anos, e atualmente na Diretoria de Tecnologia da Informação, Joelma dos Santos Aristimunho Bonifácio, pontuou a relevância do servidor se atualizar. “É sempre importante atualizar. Quanto mais a gente se prepara melhor é o rendimento e a qualidade dos serviços que prestamos ao cidadão”. 

Atuando na Escola Pública de Trânsito, Nédis de Oliveira Gonçalves também avaliou positivamente o curso que irá somar na elaboração das aulas que ministra como instrutor de trânsito. “Nos ajuda a entender a maneira como se expressam as formas oficiais de comunicação”.  

"Um grupo bem participativo"

Ministrado pela professora Regina Aparecida Brito Nascimento da Silva, as aulas mesclaram conteúdos teóricos e práticos com dinâmicas executadas em grupo que possibilitaram o debate e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala. “Acredito que foi um curso proveitoso, um grupo bem participativo, espero que tenha atendido as expectativas. Quem sabe um curso mais avançado para trabalharmos mais ortografia e gramática que não está totalmente inserido no curso de redação oficial”.

Ao todo, foram 20 horas/aula de curso presencial nos dias 2, 4, 6, 9 e 16 de outubro. O Manual de Redação da Presidência da República e o Manual de Redação Atos e Correspondências da SAD, nortearam os cinco dias de curso. 

Entre os temas abordados estão: Aspectos gerais; elementos da comunicação; gramática para redação de textos oficiais; estrutura e organização textual (coesão e coerência); uso de pronomes de tratamento em correspondências oficiais; emprego adequado de expressões para documentos oficiais; documentos e correspondências oficiais com orientações para elaboração de ofício, comunicação interna, relatórios, requerimentos, ata e outros documentos oficiais.

A Fundação Escola de Governo oferta inúmeros cursos presenciais e EAD para servidores públicos de Mato Grosso do Sul. Para navegar e conhecer melhor as formações disponíveis basta acessar o site http://www.cursos.ms.gov.br/ e fazer login ou se cadastrar. 

Mireli Obando, Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe