Notícias 17 de janeiro de 2024

Tema escolhido por voto popular para campanhas educativas em 2024, a Paz no trânsito anda esquecida nas ruas de Campo Grande

Condutores de Campo Grande tem andado na contramão da paz no trânsito, tema escolhido por voto popular em uma consulta pública da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para definir as ações de educação de trânsito em todo o Brasil.

Após a circulação de vídeos de agressões no transito na Capital, a diretora de Educação de Transito do Detran-MS ((Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Andrea Moringo, faz uma analise do que pode provocar esse tipo de comportamento. "Nos últimos dias, temos visto notícias de brigas e discussões de trânsito que vão contra o tema da campanha do Senatran e isso prova a quão acertada foi a escolha do tema, que busca a reflexão sobre o nosso comportamento. O trânsito é um espaço coletivo de convivência e nele temos o reflexo dessa cultura de disputas, brigas e violência, que temos atualmente. Por isso, precisamos refletir sobre nosso comportamento, sobre nossas atitudes, como a campanha diz – a paz no trânsito deve começar por nós. Nós que faremos essa mudança”, explica Andrea Moringo

O tema Paz no Trânsito começa por você será abordado em todas as ações educativas do Detran-MS em 2024. O objetivo é buscar a reflexão de toda a sociedade para as atitudes que acabam levando a violência. Para a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, a escolha do tema de forma democrática demonstra o que a sociedade precisa no momento.

Andrea Moringo, que é especialista em Desenvolvimento Humano, explica que atualmente todos estão sujeitos a fatores como jornada de trabalho excessiva, estresse, entre outros, que contribuem para que esse cenário de violência aconteça. “Temos que trabalhar nossos valores sociais como empatia, solidariedade, respeito, não só no trânsito, como em todas as esferas da sociedade”, afirma Andrea Moringo.

Campanhas Educativas

Em 2024, o Detran-MS vai manter as ações educativas voltadas para todos os públicos, abordando o tema escolhido pelo Senatran. Em 2023, as ações tiveram um alcance de 50,7 mil pessoas no ano passado. Se comparado ao ano de 2022, o número de atendimentos foi 70% maior.

“Antes tínhamos muitas restrições da pandemia que limitavam o contato. O cenário em 2023 foi totalmente diferente e conseguimos um alcance muito maior. Para 2024 já temos um planejamento e queremos ampliar ainda mais nossas ações com tema paz no trânsito”, finaliza a diretora.

Emmanuelly Castro, Detran-MS

Foto: DIRET


Compartilhe