Notícias 21 de setembro de 2021

Transformação Digital no Trânsito: Detran-MS participa de webinar da Secretaria Nacional de Trânsito

A diretora de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Loretta Figueiredo, participou na manhã desta terça-feira (21), do webinar “Transformação Digital no Trânsito), promovido pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), durante a Semana Nacional de Trânsito.

Representando Mato Grosso do Sul, Loretta explicou o uso da nova ferramenta do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), que dispensa reconhecimento de firma em cartório para transferência de veículos de estabelecimentos cadastrados no Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque), a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica), além de outras ferramentas digitais no Estado.

A diretora ressalta ainda que o serviço de transferência é o mais utilizado depois do licenciamento em Mato Grosso do Sul.

“Nossa intenção é sempre sair na frente na adesão dos serviços que a Secretaria nos oferece e temos inovado bastante nos serviços digitais principalmente desde o ano passado quando fomos forçados a acelerar esses processos por conta da pandemia e temos notado um resultado muito assertivo e positivo diante dos usuários. E a ATPV-e é mais uma ferramenta digital que possibilita o poder de escolha do usuário, daquele que dispensa os processos burocráticos e daquele que ainda prefere os processos mais tradicionais como a ida ao cartório”, descreve.

A live está salva no canal do Youtube MInfraestrutura e pode ser assistida clicando aqui.

ATPV-e

A novidade divulgada essa semana pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), permite validar digitalmente a transferência de propriedade de veículos com escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos do estoque das concessionárias e revendedoras cadastradas no Renave, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

“Funciona assim: quando a loja registra o veículo em seu estoque por meio Renave, o proprietário que está vendendo o veículo para a loja recebe uma notificação push no aplicativo CDT para dar continuidade ao processo, permitindo a recusa ou a assinatura do ATPVe”, detalha a diretora.

Assim, segundo Loretta, o usuário da CDT que possuir uma conta GOV.BR poderá utilizar o recurso tecnológico que gera gratuitamente um certificado digital para o usuário, utilizado para realizar a assinatura do documento sem custo de emissão do certificado e sem necessidade de deslocamentos a cartórios para reconhecimento de firma.

Recentemente o Detran-MS já havia digitalizado a autorização para transferência. No mês de julho, o portal “Meu Detran”, passou a emitir a intenção de venda de forma online. Nele ainda é possível realizar o procedimento e consultar autorizações que estão em andamento.

Anteriormente a ATPV constava no verso do CRV (Certificado de Registro Veicular) impresso em papel moeda e no caso de veículos novos, era necessário que o proprietário procurasse o Detran para a emissão da autorização.

Agora, o processo é feito de forma online pelo site do departamento ou aplicativo CDT.

A ferramenta já está disponível para uso em Mato Grosso do Sul para veículos registrados a partir de janeiro de 2021.


Compartilhe