Notícias 27 de fevereiro de 2023

Uso de tecnologia e investimento em sinalização contribuem para a educação no trânsito, diz presidente do Detran-MS

Ao participar da abertura do Ciclo de Palestras Sobre Legislação de Trânsito e Procedimentos Recursais 2023 e Oficina Sobre Projetos de Educação para o Trânsito em Mato Grosso do Sul, o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, destacou que o órgão vem investindo em tecnologia e sinalização nos municípios, para garantir ao cidadão maior segurança no trânsito no Estado. O evento ocorre nesta segunda-feira e terça-feira (27 e 28), no auditório da Acadepol, em Campo Grande. A abertura foi feita pela presidente do Conselho, Regina Duarte.

Ele citou que o Departamento oferece mais de 95% dos serviços à população pelo meio digital, facilitando a vida dos usuários. E, seguindo a orientação do governador Eduardo Riedel, estão sendo investidos, em parceria com as prefeituras, recursos para melhorar a sinalização e a mobilidade no trânsito de todos os 79 municípios do Estado. São instalações de equipamentos semafóricos e sinalização horizontal, como as faixas para pedestres.

“E criamos o Detranzinho Play, para ensinar as crianças sobre o trânsito de forma descontraída e didática. O Detranzinho Play já conquistou dois prêmios nacionais, o que mostra que estamos no caminho certo”, disse o diretor-presidente do Detran-MS.

No discurso, o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, reforçou a importância da união de esforços para reduzir os acidentes e as internações hospitalares

A importância dessa parceria com os municípios foi enfatizada pelo vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, em seu discurso na abertura do evento. “As estatísticas começam a demonstrar que, na medida em que o Detran e os órgãos municipais intensificam as suas ações, há a diminuição no número de internações nos nossos hospitais em decorrência de acidentes de trânsito e de pessoas que perdem suas vidas em função dos acidentes de trânsito”. Barbosinha lembrou que muitas cirurgias eletivas são desmarcadas às vésperas da sua realização, por conta das emergências no atendimento a politraumatizados envolvidos em acidentes de trânsito.

Evento

O Ciclo de Palestras e a Oficina foram organizadas pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), órgão colegiado da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). O evento visa capacitar, orientar e atualizar os diversos envolvidos sobre a legislação de trânsito, o novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, além de dar conhecimento às ações, programas e projetos do Cetran.

Com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro- Lei 9.503/97 e a aprovação do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, se faz necessário atualizar profissionais dos órgãos executivos de trânsito para que atuem de forma correta e transparente.

Durante o evento foi lançado o edital do Prêmio Cetran de Educação e Segurança no Trânsito, que tem como tema “No Trânsito, Escolha a Vida” e, como como objetivo motivar discussões e produções de trabalhos, elaboração e a aplicação de projetos, programas, atividades e produções que promovam um trânsito mais seguro no Estado de Mato Grosso do Sul.

O concurso visa premiar os trabalhos que promovam a compreensão e a sensibilidade dos cidadãos para uma mudança de comportamento, debater a importância da educação e da segurança no trânsito, destacando os valores que são essenciais à vida, à ética e à cidadania.

O Prêmio Cetran tem enfoque nos dispositivos legais que tratam da mobilidade no trânsito urbano ou rural, como pedestre, ciclista, veículo automotor e acessibilidade para todos, apresentando intervenções aplicadas sobre o respectivo assunto.

Também participaram da abertura do evento do Cetran o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, representando os municípios o prefeito de Taquarussu, Clóvis José do Nascimento, os diretores e gerentes das regionais do Detran-MS e autoridades do trânsito federal, estadual e municipal.

Paulo Yafusso, Assessoria de Comunicação – Detran-MS, e Joelma Belchior, Assessoria de Comunicação da Sejusp
Fotos: Rachid Waqued