Educação e Segurança 5 de abril de 2018
Vencendo o Medo de Dirigir
O Programa Vencendo o Medo de Dirigir é executado e coordenado pela Divisão de Educação do Detran-MS. Tendo como objetivo proporcionar aos candidatos a condutores de veículos que possuem medo, nervosismo e insegurança para dirigir, condições para tornarem-se condutores confiantes, seguros e sem bloqueios.
Justificativa:
Segundo Ballone (2002) a ansiedade é um sinal de alerta, que adverte a pessoa sobre os perigos iminentes, possibilitando que desenvolvam medidas de enfrentamento. A ansiedade prepara a pessoa para lidar com diversas situações e prepara o organismo a tomar as medidas necessárias que possam impedir ou diminuir possíveis danos ou prejuízos.
Barros Neto (2000) também considera que é difícil diferenciar a ansiedade e o medo, pois ambos têm as mesmas reações fisiológicas, como sudorese excessiva, taquicardia, tremor generalizado, sensação de sufocamento e outros.
Dentre inúmeros “medos, podemos apontar o medo de dirigir veículos. O medo de dirigir interfere na rotina diária da pessoa, especialmente por dificultar ou impossibilitar o seu direito de ir e vir acarretando prejuízos em sua vida.
Considerando que em Mato Grosso do Sul há um número significativo de mulheres e homens que se habilitaram a primeira habilitação e que apresentam fobia, inquietação, nervosismo, pavor e insegurança para dirigir veículos o Detran-MS em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco desenvolve o projeto Vencendo o Medo de Dirigir.
Parceria: Detran-MS e Clínica Escola da UCDB
Metodologia:
O projeto é desenvolvido por meio de encontros presenciais entre as pessoas que , livremente, buscam apoio no programa. Dentre as ações, é desenvolvida atividades de reflexão e vivências por profissionais especialistas de trânsito do DETRAN/MS e psicólogos da Clínica Escola da UCDB.
São desenvolvidas dinâmicas de grupo para detectar os tipos de fobias e dificuldades. Também é desenvolvida atividades individuais para conhecer, acompanhar e avaliar o desempenho de cada participante durante um determinado tempo.
Além de receberem informações teóricas os participantes do programa realizam percursos com seus próprios carros. O programa consta das seguintes atividades: reuniões, psicoterapia, prática veicular e aula vivencial no contexto trânsito. Os temas abordados nos encontros são: Educação para o trânsito, O comportamento humano e a importância da psicologia de Trânsito, Motivação Arte-terapia, hidroginástica e Psicoterapia veicular.
Maiores informações pelo telefone (67) 3368-0237 ou pelo e-mail: diedu@detran.ms.gov.br.