Notícias 11 de novembro de 2016

5 vantagens de atualizar o seu endereço junto ao Detran

Mudança de endereço já é, por natureza, algo que gera uma série de transtornos referentes a atualização de dados. Mas o que muita gente não sabe é que, após uma mudança, o endereço deve ser atualizado junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). Atualizar seu endereço é importante pois você pode evitar certos transtornos.
Mantendo seu endereço em dia você saberá:

1 – Você saberá quando cometeu uma infração

Certas infrações passam despercebidas até mesmo para quem às cometeu. Em outros casos, o condutor até sabe que deu aquela escorregada, mas acredita que ninguém viu. Nestes casos, o Detran-MS notifica os condutores para que estes tenham conhecimento da infração cometida e também para que tenham tempo para recorrer e justificar às observações. Contudo, essa notificação é realizada exclusivamente pelos correios. Por isso o endereço precisa estar atualizado.

2 – Você terá a oportunidade de se justificar no prazo e pode apresentar recursos de uma multa

O Detran-MS analisa os recursos feitos pelos contribuintes para as infrações que eles, supostamente, cometeram. Muitos recursos são aceitos e a pessoa pode se isentar de pagar uma multa, e não ter a CNH pontuada, desde que prove que não cometeu o ato sobre o qual foi notificado. No entanto, isso deve ser feito dentro do prazo de 30 dias a partir da notificação oficial. E para isso, é preciso estar com o endereço atualizado, só assim as poderá receber as notificações.

3 – Você poderá identificar o condutor infrator no prazo 

Caso você receba notificações de infrações realizadas em seu veículo, mas que foram cometidas por outra pessoa que por ventura conduziu o seu veículo, você pode recorrer solicitando a transferência da pontuação. Para que o condutor que de fato infringiu as regras de trânsito, responda por seu ato. Esse processo também tem prazo, a partir da notificação, de 15 dias. Mais uma vez: atualize o endereço!

4 – Você não será surpreendido em uma blitz com a informação de que sua Carteira de Habilitação está suspensa

Caso você não seja notificado das infrações que cometeu, ou que terceiros cometeram em seu veículo, a pontuação pode se acumular a ponto de suspender a sua CHN. Desta forma, em um dia qualquer você pode ser parado em uma abordagem de fiscalização corriqueira e descobrir que está com a CNH suspensa. O que inclusive caracterizaria uma outra infração: conduzir veículo com Habilitação suspensa, além da abertura do processo de cassação da CNH.

5 – Você saberá se for vítima de uma fraude

Caso alguém mal-intencionado consiga clonar a placa do seu veículo, ele pode cometer infrações que poderão vir a ser aplicadas ao seu veículo. Contudo, entrando com um recurso simples junto ao Detran-MS, essa situação é facilmente resolvida. Mas para isso você deve se prevenir mantendo os seus dados atualizados.

Como atualizar o endereço junto ao Detran-MS?

Para atualizar o seu endereço, basta se dirigir a qualquer agência do Detran-MS ou nos postos de atendimento Fácil, em Campo Grande e solicitar a alteração, com um comprovante de residência (água, luz, telefone ou faturas de cartão) e solicite atualização no cadastro de veículos e CNH. Não esqueça de atualizar o telefone para contato também!

 Mais informações entrar em contato com o órgão pelos telefones 154 na capital e (67) 3368-0500 no interior.

 

 

 


Compartilhe