Notícias 22 de junho de 2016

Caçambas e seus riscos para o trânsito

Campo Grande (MS) - Constantemente é possível nos depararmos com as caçambas nos canteiros de obras das cidades. Os entulhos de construção, reformas e demolições sempre dão trabalho para os proprietários da obra, mas também podem gerar problemas para o meio ambiente, à saúde pública e à circulação de veículos.

Algumas cidades contam com legislação específica sobre o uso das caçambas, por isso é importante conhecer as regras do seu município. Geralmente no site das prefeituras é possível consultar os serviços regulamentados/cadastrados e demais dados.

Caso você necessite deste tipo de serviço, preste atenção nestas dicas:

  • As caçambas não podem ser colocadas em qualquer lugar, pois atrapalham o tráfego de veículos e também a passagem de pedestres;
  • Devem-se respeitar as rampas de acesso aos portadores de necessidades especiais, pontos de ônibus, pontos de táxis, garagens, curvas e esquinas, locais que não permitem a visualização;
  • Devem ser sinalizadas com faixas refletivas;
  • O prazo para as caçambas permanecerem nos locais é fixado nas legislações. O ideal é contratar o serviço apenas um dia antes da retirada do entulho, em muitas cidades o prazo é fixado em 48h ou 72h corridas da colocação do equipamento.
  • Elas devem ser amarelas com escritas em preto, sinalizadas com faixas reflexivas, dispostas paralelas ao meio fio e ocupar o espaço de um carro.

carrobatido

Assessoria de Comunicação e Estatística - ASCOE


Compartilhe