Notícias 2 de junho de 2023

Chefe da fiscalização representa Detran-MS na posse do novo superintendente da PRF-MS

Nesta sexta-feira (02) o chefe de fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Ruben Ajala participou da posse do novo superintendente da PRF/MS (Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul), João Paulo Pinheiro Bueno. 

Ajala representou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, e falou da atuação conjunta das instituições. “O João Paulo Bueno que assumiu hoje a superintendência da PRF já é um parceiro nosso, ele era chefe do núcleo de operações da PRF, e veio agora assumir esse novo desafio. E juntamente com nosso diretor presidente, Rudel Trindade vai alinhar todos os projetos no âmbito da segurança viária. Os dois órgãos são de segurança pública, e tem o mesmo objetivo, que é preservar vidas tanto nas rodovias federais pela PRF e o Detran nas vias públicas do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Com o Diretor Geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira

Homenageando a família que estava presente, o agora empossado superintendente da PRF-MS, João Paulo Bueno iniciou sua fala destacando o tempo de assumir compromissos. "Inicio minha fala referenciando Ivan Lins, compositor que a senhora tanto gosta, mãe! No novo tempo apesar dos castigos estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos, para que a nossa esperança seja mais que vingança, seja sempre um caminho que se deixa de herança”. 

Bueno destacou ainda, a missão que exige coragem, determinação e bons propósitos. "Importância e relevância da PRF que na sua essência é uma polícia de Estado, pois além de estar presente em todos os recantos do País, desempenha papel fundamental no combate ao tráfico de drogas, no enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes, ao tráfico de seres humanos, e ao trabalho análogo a escravidão".  

Após o discurso humanizado de Bueno, que enalteceu o trabalho de toda equipe e também da família, o Diretor Geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, deixou o script de lado, e optou pelo discurso espontâneo. “Homem chora quando vê os valores dele representados e florescidos. Chora quando vê o sucesso de uma família bem estruturada. Chora pq tem que se emocionar. E hoje eu tenho ainda mais certeza de ter indicado o melhor superintendente que poderia ter indicado para Mato Grosso do Sul. Porque conhecimento técnico para fazer gestão, basta tempo e dedicação, qualquer um consegue. Mas ter valores e emoção para cuidar de gente, para gostar de gente, tem que se emocionar, tem que ter isso que você demonstrou aqui, obrigado Bueno, tenho certeza que você fará um grande trabalho nesta superintendência, conte com nosso apoio em Brasília”. 

Um dos veteranos da PRF, Ramão Marcondes, lembrou do tempo em que trabalhou no Detran e viajou o Estado todo com a equipe de educação. "Fiz muito curso de educação no trânsito. Psicologia no trânsito. Viajamos muito", recorda, citando o nome de colegas que ainda estão na ativa. “Rudel, professora Inês e Luiz Fernando”. 

Inspetor Ramão Marcondes

No ato, o secretário de estado de justiça e segurança pública, Antônio Carlos Videira, representou o governador Eduardo Riedel. Também participaram da solenidade de posse: o general de brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho do CMO; o comandante da Base Aérea, brigadeiro do ar Eric Breviglieri; a procuradora chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arósio; o Superintendente da ABIN em Mato Grosso do Sul, Davi Bernardes de Assis; o inspetor Lourival Carijo da Rocha; entre outras autoridades. 

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS
Foto: Mireli Obando e Milena Benites


Compartilhe