Destaque 16 de julho de 2020

Com mais de 260 mil habilitações vencidas, Detran reforça a importância e a facilidade para renovar documento

Usada por muitos de nós como a principal forma de identificação pessoal, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), tomou o lugar do RG na bolsa e na carteira do brasileiro. Mas você lembra de conferir a data de validade deste importante documento? Vinte e um por cento dos quase 1,2 milhões de motoristas habilitados em Mato Grosso do Sul está com a CNH vencida. O número impressiona: são 261.624 mil condutores. Os dados são do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) que alerta sobre a importância de estar com o documento em dia e reforça as facilidades para a renovação.

De acordo com a responsável pela Diretoria de Habilitação do Detran, Loretta Figueiredo, embora os prazos estejam suspensos para habilitações vencidas após 19 de fevereiro por conta da pandemia, o Departamento tem oferecido diversas facilidades para que o motorista fique com o documento em dia. “O condutor já pode renovar sua habilitação sem precisar enfrentar filas nas agências e ainda receber o documento em casa, sem custo adicional”, conclui.

O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, explica que estão sendo planejadas ações para comunicar os clientes sobre o documento em atraso. “Nós estamos trabalhando e avançando com ferramentas tecnológicas para oferecer praticidade, segurança e comodidade para o condutor renovar sua habilitação”, afirma.

CNH Digital
Por conta da pandemia da Covid-19, desde abril deste ano, o condutor habilitado, com o documento expedido a partir de 13 de abril de 2020, já pode ter acesso a CNH digital, antes mesmo de receber a versão impressa, seja para a renovação dos exames, primeira habilitação ou outros motivos.

O documento digital pode ser gerado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

Meu Detran
Pelo novo Portal de Serviços lançado nesta sexta-feira (10), é possível acessar a ferramenta CNH Ágil e renovar sua habilitação sem sair de casa. Confira o passo a passo:

Etapa 1: Abertura do Processo e Emissão da Guia
Etapa 2: Agendamento de exame médico
Etapa 3: Capturar Imagem e realizar exame médico
Etapa 4: Retirar a CNH ou Receber em Casa

Viviane Freitas


Compartilhe