Notícias 10 de maio de 2023

Crianças, pais e educadores do CEI Detran fazem caminhada pela cultura da paz nas escolas

A música A Paz da banda Roupa Nova foi a trilha sonora da caminhada promovida pelo CEI Claudete de Oliveira da Vera Cruz - CEI Detran nesta quarta-feira (10). Acompanhadas dos educadores e vestindo roupas brancas, as crianças seguravam plaquinhas com imagem de uma pomba branca em cima do globo terrestre e a frase “Por uma cultura de paz”.

Colaboradores do Detran-MS saíram em frente aos seus respectivos blocos para acompanhar e demonstrar apoio à iniciativa. Para os pais, a atividade é fundamental para promover um ambiente de respeito, empatia e solidariedade.

 

“É um momento muito gostoso de confraternização, da gente estar próximo dos nossos filhos. E diante de tantos acontecimentos de violência nas escolas é muito importante isso até para conscientizar as crianças desde pequenos, a importância desse caminhar fraterno e dessa situação que tem que melhorar dentro das escolas”, avalia Andrezza Favaro, mãe do Gustavo de 3 anos.

A servidora Suzylaine Pereira da Silva Gonçalves, elogia a iniciativa do CEI que muito contribui com a formação do filho Murilo de 3 anos. “É maravilhoso. No mundo que a gente vive hoje pregar a paz, a amizade, e reforçar isso para as nossas crianças nesse cotidiano corrido que temos hoje é muito importante. É um diferencial que nós temos aqui. Só agradecer essa escola maravilhosa”.

A diretora pedagógica do CEI Detran, Ordália Alves de Almeida explica que o objetivo da Caminhada Pela Paz é reafirmar o compromisso da instituição com a formação dos pequenos. “Por intermédio desta ação nos comprometemos, enquanto profissionais da educação e comunidade educativa, com essa causa tão relevante a todos”, destaca.

Desenhos confeccionados pelas crianças maiores, com assinatura e frases do que significa a paz para cada uma delas, estão expostos num mural em frente ao bloco da presidência para que todos possam contemplar.

As frases ditas pelas crianças e escritas pelas educadoras, surpreendem pela imensidão de significados. “Paz é não brigar e não ter guerra”. “Paz é amizade”. “É um jardim cheio de flores”. “A paz é brincar”.

Texto e fotos: Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS


Compartilhe