Destaque 29 de janeiro de 2021

Detran digitaliza mais de 182 mil documentos e reverte valor arrecadado para Cotolengo

Mais de 182 mil documentos antigos de CRV (Certificado de Registro de Veículo) foram digitalizados no último ano, retirando 4.100 caixas de 24 agências que passaram a serem armazenados na rede de computadores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

O processo de digitalização dos documentos rendeu 36 toneladas de papéis, que foram trituradas e vendidas. O valor arrecadado foi revertido em uma doação de R$ 40 mil para o Cotolengo.

A parceria com a instituição, foi firmada em 2017 e até hoje o Detran já repassou mais de 114 mil quilos de papéis inservíveis. “Com o valor que recebemos com a venda dos papéis recicláveis, apoiamos as famílias que a instituição abriga”, comenta o diretor-presidente do Cotolengo, Padre Valdeci Marcolino.

O coordenador da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos, Wanderluiz Ribas Espíndola, explica que o tempo que cada documento fica guardado é definido pela tabela de temporalidade de documentos das atividades-meio e atividades-fim. “Depois de digitalizados, os papéis doados são processos de habilitação, Registro Nacional de Habilitação, Certificados de Registro de Veículo, Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo e demais inservíveis”, comenta.

Cotolengo

Em Campo Grande, o Cotolengo atende crianças com paralisia cerebral grave vindas de famílias carentes. Atualmente, pouco mais de trinta meninos e meninas com idades até 22 anos recebem atendimentos específicos como fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, entre outros voltados para proporcionar conforto e qualidade de vida aos pequeninos.

Está localizado na Rua Jamil Basmage, 996, Mata do Jacinto. Com a ajuda de voluntários, eventos são realizados todos os meses no intuito de garantir recursos para a entidade, que se mantém unicamente de doações.


Compartilhe