Detran-MS combina ação lúdica para crianças com alerta a pais no Jardim Batistão

Em evento comunitário, técnicos do órgão usaram atividades para educar os pequenos e óculos de simulação de embriaguez para conscientizar os adultos sobre os riscos da direção e álcool.
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou, no último sábado, 4 de outubro, uma significativa ação de educação de trânsito no Jardim Batistão. O evento, que atendeu cerca de 150 crianças na Escola Municipal Imaculada Conceição, integrou o projeto Viva EMIC - Cultura em Movimento: Arte e Comunidade, e destacou-se por focar em dois públicos simultâneos: filhos e pais.
A estratégia do órgão visa garantir o aprendizado das crianças por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, ao mesmo tempo em que reforça a responsabilidade dos adultos. Com os pais, a atividade principal foi a simulação de embriaguez usando óculos especiais. O objetivo é conscientizar, de forma impactante, sobre os perigos de associar bebidas alcoólicas à direção.
A tecnóloga em Educação e Segurança para o Trânsito, Lidiana de Freitas dos Santos, enfatiza a relevância da ferramenta: "Os óculos são uma ferramenta poderosa para trabalhar o comportamento no trânsito. A ação é sempre atrelada a um propósito que visa a segurança viária, conforme o evento e o público que irá participar. Queremos que os pais vivenciem a perda da coordenação para nunca associarem bebida alcoólica com direção."
A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, reforça que o foco nas crianças é um investimento a longo prazo, mas que o envolvimento dos pais acelera os resultados. "As ações educativas de trânsito com crianças são, sem dúvida, o investimento mais estratégico e de maior impacto que o Detran-MS pode fazer. Nós entendemos que a segurança viária não se constrói apenas com fiscalização e legislação, mas principalmente com a formação de cidadãos conscientes, que inclui não só os filhos, mas também seus pais”, afirma a diretora.
O Detran-MS deve continuar participando de diversas ações educativas voltadas para crianças e famílias em Campo Grande e no interior do estado até o fim do ano.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: GEPC