Notícias 28 de setembro de 2021

Detran-MS encerra curso de agente de trânsito com blitz em Dourados

Termina hoje (28), o curso para a formação de agentes de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), em Dourados. A terça-feira encerra a semana marcada por avaliações em blitz realizadas pela cidade com o apoio da Polícia Militar, Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Guarda Civil Municipal.

O coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marcos Alexandre Brandão, explicou que desde a semana passada de curso foram realizadas seis operações de blitz como aulas práticas para que os alunos estejam aptos a realizarem a abordagem, auto de infração e procedimentos administrativos.

“Nós tivemos uma média diária de 50 a 60 autos legais durante esses dias realizados pelos alunos, sob supervisão dos agentes que estavam acompanhando de perto. Estamos formando essa semana uma média de 25 alunos que em breve estarão trabalhando no setor de fiscalização de Dourados, que tem o objetivo de somar forças junto às autoridades locais para intensificar as ações”, afirmou o também instrutor do curso.

Curso

As aulas do curso de agente de trânsito do Detran-MS tiveram início no dia 16 de agosto em Dourados. No total, são 31 servidores do Departamento que têm cumprido uma grade curricular com nove disciplinas: legislação de tráfego, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, ética e cidadania, psicologia aplicada, o papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, a decisão de implantar o setor nasceu de acordo com a necessidade de apoiar as autoridades locais em trânsito e ampliar a fiscalização, coibindo excessos e o uso bebida alcoólica e direção. Isso levando em conta uma frota de 166.054 veículos e 130.165 condutores apenas na idade de Dourados.