Detran-MS leva Educação de Trânsito para jovens na Cidade da Juventude

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) confirmou sua participação no evento “Cidade da Juventude 2025”, reforçando seu compromisso com a formação de uma nova geração de condutores mais conscientes e responsáveis. O evento, gratuito e organizado pela Prefeitura de Campo Grande e pela Secretaria Executiva da Juventude (SEJUV), tem como tema "Campo Grande te chama para o futuro" e foca em jovens de 15 a 29 anos.
Em sintonia com o objetivo do festival – que visa incentivar a inovação, a cultura, a música e o empreendedorismo –, as ações do Detran-MS utilizarão a tecnologia e a experiência prática para inserir o tema da segurança viária no contexto da juventude.
A Gerência de Projetos e Campanhas (Gepec) preparou uma agenda de atividades interativas que abordam, de forma direta e impactante, o principal fator de risco para os jovens no trânsito: a combinação fatal de álcool e direção. Como o Jogo Interativo "Quem Sou Eu": Uma dinâmica pensada para o público jovem que desafia os participantes a refletir sobre os riscos, agravos e consequências diretas da prática de dirigir sob efeito de álcool. O jogo utiliza a interatividade para promover a conscientização de forma leve, mas com conteúdo sério.
O documentário “Uma Escolha, Muitas Vidas” será exibido aos jovens. Após a exibição, a equipe de educação fará uma abordagem educativa direcionada, transformando o veículo de fiscalização em um espaço de diálogo sobre prevenção e segurança.
Conscientização Estendida aos Pais e Responsáveis
Reconhecendo que a educação de trânsito é responsabilidade de toda a família, o Detran-MS também direcionará uma atividade-chave para os pais e responsáveis que acompanham os jovens no evento – os óculos Simuladores de Embriaguez – que é uma atividade altamente interativa e impactante destinada aos adultos, com o intuito de sensibilizá-los sobre os riscos de dirigir sob a influência do álcool. A simulação oferece a experiência prática dos reflexos e da coordenação motora alterada, reforçando a importância do exemplo no trânsito.
O evento, que começa nesta sexta-feira (07) e vai até domingo, dia 09 de novembro, contará com uma programação variada para o público de 15 a 29 anos. Além das ações de cidadania, empreendedorismo e competições como a Batalha Breaking School e o concurso de redação, o festival terá shows musicais, incluindo a apresentação da dupla Munhoz e Mariano, e a Casa da Tecnologia, que unirá inovação a experiências práticas.
“A participação do Detran-MS garante que a segurança viária seja um tema central no futuro dos jovens que serão condutores e no presente, como cidadãos inseridos no trânsito, como pedestres, como passageiros”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued