Destaque Notícias 9 de maio de 2019

Detran-MS leva Maio Amarelo para 55ª Expoagro

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) estará presente na 55ª Expoagro, que começa nesse fim de semana e vai até o dia 19 de maio em Dourados. A intenção é levar a Campanha Maio Amarelo para a região com informações importantes sobre Educação para o Trânsito no Estado. Em um local exclusivo, haverá a exibição de um curta que representa o período com o tema No Trânsito, o Sentido é a Vida.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, explica que o material foi gravado pensando na maneira como todos nós conduzimos a vida, muitas vezes sem reparar que nossas atitudes resultam em situações positivas e negativas. “Vamos contar a história de duas famílias que se cruzam em um momento bastante delicado. Um acidente causado pela falta de atenção do condutor, que seguia trocando mensagens pelo celular enquanto dirigia acaba levando uma criança para o hospital”, contou.

O enredo, segundo ela, foi pensado de forma a transmitir, de modo bem realista, o que um simples gesto pode resultar. “Estamos na década mundial de redução de acidentes no trânsito decretada pela ONU [Organização das Nações Unidas]. Já passou da hora das pessoas saberem que não há como conduzir um veículo e falar ao celular, assim como não é admitido que as pessoas ainda consumam bebidas alcoólicas e saiam por ai na direção do veículo”, lamentou.

Fiscalização

O setor de fiscalização, que nasceu há quase um ano em Mato Grosso do Sul, também estará presente no evento. Na ocasião, agentes de fiscalização de trânsito levarão informações sobre o transporte correto de bicicletas e a utilização do transbike.

“A prática do ciclismo vem se fazendo presente na maioria das cidades brasileiras, principalmente como forma de lazer, esporte ou pensando na redução de gases poluentes no meio ambiente. Dessa forma, estaremos presentes ensinando a maneira correta dos condutores para fazer o transporte das bicicletas de maneira segura”, enfatizou o chefe de Fiscalização do Detran-MS, André Canuto.

Serviços

Na oportunidade serão oferecidos serviços como a emissão de guias para o pagamento de licenciamento, renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e consultas de débitos de veículos, restrições e pontuação.

Trânsito local

Com pouco mais de 260 mil habitantes, Dourados possui uma frota de 152.602 veículos e o número de acidentes registrados nos quatro primeiros meses deste ano já é 50% menor do que o mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2018, oito pessoas morreram vítimas de acidentes no trânsito em Mato Grosso do Sul. Neste ano, o número caiu para quatro. As informações são do setor de estatísticas do Detran-MS.


Compartilhe