Notícias 27 de outubro de 2023

Detran-MS participa de debate sobre apoio a pessoa idosa

Nesta quarta-feira (25), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participou do debate sobre a o fortalecimento da rede de apoio da “Pessoa Idosa”, que contou com a presença do secretário Nacional da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Alexandre da Silva.

O evento realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, teve como tema “Envelhecer: arte, privilégio ou desafio?” e contou com apoio da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), dos Conselhos Municipais dos Diretor da Pessoa idosa e parceiros.

Zirleide Barbosa, Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, enfatizou a importância do diálogo para a promoção e aprimoramento das políticas públicas. "Este encontro é uma oportunidade para compartilhar experiências e boas práticas, fortalecendo a relação entre o governo federal, o governo estadual e os municípios", destacou.

Além de palestra, os participantes foram organizados por grupos, como o Grupo de Gestores e Rede de Atendimento à Pessoa Idosa, que contou com a participação da professora Inês P. Esteves, da Divisão de Educação do Detran-MS. Os Gestores das Cidades apresentavam as boas práticas realizadas e seus resultados. “As boas práticas, 3 por cidade foram compiladas e registradas pelo êxito obtido. No segundo momento os grupos por cidades deveriam escrever quais as necessidades da Pessoa Idosa que não estão sendo atendidas e os desafios que o Estado e os Municípios terão para construir políticas e planos à educação, destacando a alfabetização, à saúde de forma ampliada”, explicoi a professora.

Inês é coordenadora do atendimento aos idosos no Detran-MS, com o projeto “Detran vai onde o idoso está” que promove ações de integração entre a pessoa idoso e o trânsito. Em 2023, mais de 1200 idosos de Campo Grande, já participaram dessas ações. Ela lembra, que além das ações, o Detran-MS integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa a qual tem como objetivo reunir os parlamentares que têm preocupação especial sobre o tema e promover debates, com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil.

Emmanuelly Castro, Detran-MS

Foto: DIEDU