Notícias 7 de fevereiro de 2022

Detran-MS realiza curso de atualização de examinadores

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) deu início nesta semana ao curso de Atualização Anual de Examinadores de Trânsito para servidores de Campo Grande e interior do Estado.

Segundo a diretora de Habilitação, Lina Issa Zeinab, o curso é feito a cada cinco anos e visa a atualização de leis e diretrizes, além do aperfeiçoamento das funções e harmonia entre os examinadores e serviços prestados.

Durante a programação, os servidores terão aulas sobre Legislação de Trânsito e Diretrizes da DIRHAB, Aspectos Legais da Função de Examinador de Trânsito, Relações Humanas no Atendimento ao Candidato, Atualização de Noções Pedagógicas da Avaliação/ Ética e Moral, Questões Sociais e Psicológicas do Examinador de Trânsito e Atualização de Noções Pedagógicas da Avaliação/ Ética e Moral.

Examinador há 15 anos, Davi Ramos, de 58 anos, ressalta a importância dos cursos de atualização para os profissionais.

“É de extrema importância porque as coisas estão mudando o tempo todo e nós não queremos ficar desatualizados, ainda mais agora com a mudança do Código de Trânsito Brasileiro recentemente e o aprendizado fica ainda maior quando encontramos colegas de outros lugares e podemos ter essa troca”, descreve.

A atualização está sendo promovida pela Escola Publica de Trânsito. "Para essa atualização fizemos um planejamento baseado principalmente nas demandas levantadas pela Diretoria de Habilitação. Reunimos professores técnicos aqui mesmo do Detran e, para o módulo de ralações humanas, trouxemos uma especialista na metodologia Comunicação Não Violenta. O objetivo é ofertar uma atualização que vá além das mudanças de legislação, que faça diferença na rotina dos examinadores, no seu relacionamento em equipe e na sua abordagem com o candidato", descreve a diretora de Educação para o Trânsito, do Detran-MS, Elijane Coelho.

Além disso, durante o curso também foi lançado o novo Manual de Exames Práticos do Detran-MS para padronização da banca examinadora.


Compartilhe