Notícias 8 de dezembro de 2016

Detran-MS realizou V Encontro Anual de Diretores de Ensino nesta quinta-feira (8)

O Detran-MS promoveu na manhã desta quinta-feira (08), por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, o V Encontro de Diretores de Ensino dos Centros de Formação de Condutores do estado, organizado pelo Setor de Acompanhamento Pedagógico.

Tendo em vista que a segurança no trânsito do nosso país constitui-se uma questão atual e urgente, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul tem investido em ações em prol da formação de condutores com alta qualidade. Desde 2007, a Diretoria de Educação do Órgão conta com uma equipe de acompanhamento pedagógico dos Centros de Formação de Condutores e seus profissionais. Essa equipe avalia, acompanha e apoia os CFC’s no que tange ao ensino e à aprendizagem.

Com as mudanças sociais e o grande número de vítimas de acidentes de trânsito, a figura do Diretor de Ensino vem ganhando destaque. De acordo com o inciso III, Art. 25 da Resolução 358/2010 do CONTRAN, o diretor de ensino é o responsável pelas atividades escolares da instituição, competindo-lhe, dentre outras atribuições, orientar os instrutores no emprego de métodos, técnicas e procedimentos didático pedagógicos, dedicando-se a permanente melhoria do ensino.

O V Encontro Estadual de Diretores de Ensino de CFC priorizou a formação continuada, oferecendo a esses profissionais uma reflexão de sua prática e aquisição de novos conhecimentos.

Além disso, o evento contou com apresentação cultural da cantora sul-mato-grossense Lye Meirellis. Os diretores tiveram ainda uma palestra com o seguinte tema: “O TRABALHO DO DIRETOR DE ENSINO, UMA ATUAÇÃO DIGNIFICANTE”, ministrada pelo Prof. Rodrigo Brandão Carvalho.

Por conseguinte, houve a premiação do VI Concurso Cultural “Eu sou +1 CFC por um trânsito + seguro”, sendo que todos os 11 trabalhos inscritos foram premiados com Troféu e Medalha de participação, e os 3 trabalhos melhores avaliados receberam os seguintes prêmios: computador, projetor multimídia, smartphone, tablet, televisão 32 e 42 polegadas.

Outro destaque do evento foi à apresentação e certificação dos CFC’s que obtiveram índice de aprovação acima de 70% nos exames teóricos e práticos, com ênfase para o CFC Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Campo Grande) com 100% de aprovação nos exames teóricos e o CFC CMO 18 BLOG (Campo Grande) com 97,33% nos exames práticos.

O encontro contou a presença do diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, da diretora de educação de trânsito, Marlene Alves Nogueira Romdom e da diretora de habilitação, Rosilda da Silva Melo. Além disso, representantes do Conselho Regional de Trânsito (CETRAN), Secretaria de Educação do estado (SED/MS), Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (AGETRAN), Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SINDCFC), Sindicato dos Instrutores de Trânsito e da Secretaria de Educação de Nova Andradina também estiveram presentes.

img_7712 img_7715 img_7729 img_7739 img_7745 img_7755 img_7766 img_7769

VI CONCURSO CULTURAL “EU SOU +1 CFC POR UM TRÂNSITO + SEGURO”

Durante os meses de julho, agosto e setembro deste ano, os Centros de Formação de Condutores participaram do Concurso Cultural que teve a finalidade de fomentar ações de educação e reconhecer os esforços dos instrutores e diretores de CFC em prol de um trânsito mais seguro.

Ao todo, 11 trabalhos foram inscritos, com representantes dos municípios de Dourados, Bandeirantes, Nova Andradina, Ponta Porã, Amambai, Batayporã e da capital. Vale destacar o relevante trabalho desenvolvido por todos os inscritos, envolvendo comunidades, órgãos públicos, mobilizando pessoas e educando crianças e adultos para o trânsito.

1º Lugar: CFC Willians, de Nova Andradina – MS (vencedor do prêmio pela 4ª vez)

O CFC Willians de Nova Andradina estima ter mobilizado cerca de 30.000 pessoas através de diversas ações durante o mês de setembro. Envolveram praticamente todas as instituições religiosas da cidade, quase 20 escolas, 3 blitz educativas, divulgação em mídias locais, alcançando um pessoas de diversas idades e profissões em parceria com órgãos de trânsito, Secretaria de Educação, instituições militares e entidades religiosas.

2º Lugar: CFC Dinâmica, de Campo Grande – MS

O CFC Dinâmica realizou 4 diferentes ações durante a Semana Nacional de Trânsito: abordagem educativa nas faixas de pedestres em frente a escolas municipais, blitz educativa parabenizando os condutores que davam a preferência ao pedestre – os condutores recebiam a notificação “você foi pego agindo certo no trânsito, parabéns sua atitude faz a diferença no trânsito”, além de instrução a um grupo de motociclistas e palestras educativas em escolas municipais, atingindo diretamente 2000 pessoas.

3º Lugar: CFC Mônaco, de Campo Grande – MS

O CFC Mônaco realizou panfletagens em diversos pontos da cidade, com folders informativos sobre segurança para pedestres e usuários do transporte coletivo, segurança para ciclistas e informações para motociclistas e similares. A estimativa é de ter atingido diretamente 20.000 pessoas.

Demais participantes:

- CFC Josafath, de Dourados – MS