Destaque 9 de fevereiro de 2022

Detran-MS recebe 9 viaturas para intensificar ações da Lei Seca em todo o Mato Grosso do Sul

A partir de agora, as operações Lei Seca ganham um reforço a mais em Mato Grosso do Sul.  O governador Reinaldo Azambuja realizou nesta quarta-feira (9), a entrega de nove viaturas para o setor de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

“Nossa missão é coibir aquele condutor que dirige sob efeito de bebida alcoólica. Ninguém vai proibir o cidadão de beber. Que pegue um uber, um taxi, mas não use veículo pois ele se transforma em uma arma e uma arma perigosa nas mãos de um condutor embriagado”, ressaltou o governador durante evento na sede do Detran-MS. De acordo com ele, estatísticas das internações mostram que quase 50% das ocupações são oriundas de acidentes de trânsito, 60% dos acidentes são causados por pessoas que bebem, dirigem e perdem a sensibilidade, a noção do cuidado que tem que ter.

Ele ressalta ainda que o investimento de R$ 1,5 milhão para a aquisição dos novos veículos vem para fortalecer as operações em Campo Grande, na Grande Dourados e também nas demais cidades do interior, sempre com a parceria das guardas municipais e da polícia militar.

Para o chefe de Fiscalização do Detran-MS, Otílio Ruben Ajalal Júnior, a aquisição das novas viaturas vem para ampliar a atividade, passando a atender os 79 municípios do Estado, além de somar esforços com as demais autoridades em segurança viária para o patrulhamento diário das vias urbanas e rodovias estaduais. “Também vamos apoiar as ações de trânsito que vierem a ocorrer”, afirmou.

Balanço 2021

Balanço apresentado recentemente pelo setor de Fiscalização do Departamento aponta um aumento bastante significativo no número de testes de embriaguez realizados no Estado comparando 2020 e 2021. De acordo com resultados apresentados, as abordagens foram 297% maiores no ano passado, passando de 20.639 para 82.071.

Com a intensificação das Operações Lei Seca em Mato Grosso do Sul, foi constado também um aumento no número de pessoas que foram flagradas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. Enquanto 2020 registrou 3.546 casos, o ano seguinte encerrou com 200 casos a mais, totalizando 3.746.

O balanço apresentado pelo Detran-MS revela que, em 2021, dos mais de 82 mil testes de embriaguez realizados, 3.386 condutores assinaram a recusa, 292 chegaram a soprar o bafômetro com resultado indicando o uso de álcool e outras 68 pessoas chegara a ser presas por essa razão, já que o índice apresentado no teste ultrapassou os 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido, o que por si só já configura crime de trânsito.

A recusa ao teste de bafômetro não isenta o condutor das penalidades previstas pela lei e quando o mesmo não aceita o teste, na verdade ele assume que ingeriu bebida alcoólica antes de dirigir. Por esse motivo, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê multa gravíssima no mesmo valor pago por um condutor que soprou o equipamento, R$ 2.934,70. O motorista terá a habilitação suspensa por doze meses, devendo passar por um curso de reciclagem após cumprir a penalidade para regularizar a habilitação.

Vivianne Nunes