Notícias 21 de setembro de 2023

Diferentes aspectos da mobilidade urbana são apresentados em Desafio Intermodal

Nesta quarta-feira (20), o Coletivo Bici Nos Planos realizou o Desafio Intermodal, como parte das ações da Semana Nacional de Trânsito e da Semana da Bicicleta, em Campo Grande. O evento, realizado em parceria com o Detran-MS e outras entidades de trânsito, reuniu diversos participantes que realizaram o percurso em diferentes meios de locomoção.

Os participantes saíram da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e percorreram trajetos diferentes até o Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena. O trecho, de aproximadamente 8 km, foi percorrido com caminhada, corrida, bicicleta (ciclovia), bicicleta (trajeto livre), bicicleta elétrica, ciclomotor, motocicleta, carro, moto táxi, transporte por aplicativo, táxi e ônibus.

A diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo participou da ação como corredora. Ela conta que teve dificuldade com a calçada e os obstáculos colocados nela. “Deu para perceber que algumas calçadas não apresentam condições para que os pedestres trafeguem. Ou estão em péssimo estado de conservação ou possuem obstáculos como propagandas, por exemplo”, comentou Andrea Moringo.

A educadora explica que a mobilidade urbana é muito importante e deve ser pensada por todos.  “Esse desafio é importante para que possamos entender as diferentes formas de deslocamento e o que a cidade oferece em termos de mobilidade, para cada participante”, ressaltou a diretora.

Pedro Dias Garcia, coordenador do Bici Nos Planos explicou que o desafio servirá como pesquisa para avaliar cada modal de transporte. “Essa avaliação envolve diversos aspectos, como a economia, o impacto ambiental, como a emissão de CO2 e avaliação da infraestrutura da cidade, como ruas, calçadas, ciclovias. E até mesmo o comportamento de cada pessoa no trânsito", disse Pedro.

Estudantes do IFMS fizeram entrevista com os participantes para gerar os dados da pesquisa que deve ser publicada em breve.

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Foto: Bici Nos Planos