Notícias 5 de maio de 2021

Dirve esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de CSV para carroceria basculante em Dourados

A Diretoria de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), se reuniu com a equipe técnica da agência de Dourados, nesta quarta-feira (5), para esclarecer dúvidas sobre a obrigatoriedade do Certificado de Segurança Veicular para carroceria basculante, usadas para despejar carga.

A diretora da área, Loretta Figueiredo, explica que a obrigatoriedade voltou a ser cobrada desde a última segunda-feira (3), mas que é exigida desde 2015 e por isso gera dúvidas.

“Como é um certificado exigido há algum tempo, mas que teve uma suspensão e voltamos com a obrigatoriedade agora, sempre surgem dúvidas, como a exigência para caminhão trator, por exemplo”.

O Certificado foi suspenso em 2018 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), com validade de um ano, mas foi adiado por conta da pandemia, voltando com a obrigatoriedade neste mês.

“Com a reunião, conseguimos alinhar os procedimentos a respeito da regularização dos veículos com carroceria basculante e esclarecer outras dúvidas como alterações de características dos veículos, o que é permitido ou não, o que fazer no caso de divergência de cadastro e outros. A intenção é ter esses encontros com todas as regionais do Estado, ouvindo as demandas, tirando dúvidas e estando sempre à disposição”, conclui.

A diretora ressalta ainda, que sem o CSV não é possível renovar o licenciamento do veículo. “É uma segurança a mais para todos que estão na via”.

A reunião aconteceu durante visita técnica do diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, com equipe técnica e diretores em Dourados, para verificar as obras de reforma e ampliação, orçada em mais de 1,6 milhão, em uma das maiores agências do Estado.

Bruna Pasche

 


Compartilhe