Notícias 20 de junho de 2023

Em visita para intercâmbio de boas práticas, diretor-presidente do Detran-AL diz que Detran-MS é referência

Com 95% dos seus serviços no ambiente digital e uma série de iniciativas pioneiras, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) se tornou referência para outras unidades brasileiras. Acompanhado de uma comitiva, o diretor-presidente do Detran-AL (Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas), Marco Fireman, visitou a sede em Campo Grande para conhecer os sistemas e também a parte operacional da instituição sul-mato-grossense.

Durante a visita, ele afirmou que o Detran-MS é um modelo a nível nacional. “Isso foi o que nos motivou a vir com essa comitiva de diretores e funcionários para conhecer o trabalho de vocês. Que têm sido referenciados a nível nacional como um Detran que avançou muito no atendimento digital, que está cada vez mais acessível aos serviços do Detran ao cidadão sem precisar vir ao Detran. Isso é o que a gente tem como meta dentro do Estado de Alagoas, é tornar um Detran mais digital, isso facilita a vida do cidadão”. 

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a troca de experiências com outros Detrans do Brasil, é uma forma de aprimorar as ferramentas já existentes. “Essa integração é muito importante. Ser apontado como referência é motivo de alegria para toda equipe, ao mesmo tempo que aumenta nossa responsabilidade de bem atender os nossos clientes”. O diretor-adjunto, Juvenal Neto, destacou os avanços digitais. “Esse é um trabalho que vem sendo feito há algum tempo, e nós enquanto presidência buscamos dar as condições para que possamos enquanto Detran, avançar cada vez mais”. 

Em dois dias, a comitiva pôde conhecer a parte estrutural e operacional do Detran-MS, apontando quais as áreas de maior interesse. A Agência Conceito no Shopping Campo Grande, a Agência Digital no Norte Sul Plaza, setores como a fiscalização e tecnologia da informação integraram o cronograma de visitas técnicas. A cidade escola, Detranzinho, despertou bastante interesse, e servirá de modelo para o Estado de Alagoas, afirmou o diretor-adjunto do Detran-AL, Cláudio Costa Filho. 

“O Detran-MS vem fazendo um ótimo trabalho na parte de educação para o trânsito, a gente vê um projeto como o Detranzinho, que a gente pode levar para Alagoas. Hoje temos uma área de propriedade do Detran-AL e a gente quer avançar nisso”, pontuou.

Diretor de tecnologia da informação, Robson Alencar acompanhou a comitiva nas visitas e enfatizou o intercâmbio tecnológico. “Embora haja padrões definidos por Lei, cada Estado tem suas particularidades, então essa troca de experiências enriquece, tanto a nossa operação, quanto a operação deles”. 

Além do diretor-presidente, Marco Fireman, integraram a comitiva do Detran-AL: o diretor-adjunto, Cláudio Costa Filho; Lisiane Rocha, diretora Operacional; Michelle Ferreira, gerente de Planejamento e Orçamento; Vitória Araujo, gerência de Infraestrutura Tecnológica, Daniel Celestino, gerência de Controle de Condutores, Veículos e Infrações; e Demian Saboya, da gerência de Projetos Tecnológicos. 

Boas práticas

Recentemente o Detran-MS recebeu a visita do diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, que também enalteceu as ferramentas utilizadas para bem atender o cidadão. "A minha percepção é a melhor possível, os desafios são iguais, são similares, e acho que a gente tem a possibilidade cooperar para levar o melhor serviço ao cidadão visando a ampliação da eficiência, a redução de burocracia e dos custos. A gente fica feliz em ver os avanços que foram feitos no Detran de Mato Grosso do Sul”.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe