Destaque 16 de dezembro de 2019

Especialista garante: 90% dos acidentes de trânsito podem ser evitados com direção defensiva

Direção Defensiva. Segundo o manual de trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), está é a “forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com seu veículo e com os outros usuários da via”.

Para o chefe da Escola Pública de Trânsito, Marcos Alexandre, 90% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se os condutores colocassem em prática as técnicas de direção defensiva que foram apresentadas ainda nas aulas dos Centros de Formação de Condutores. “Os 10% restantes se dividem em falhas mecânicas e falhas nas vias”, explicou.

De acordo com ele, a maioria dos casos acontece por imprudência, negligência e imperícia do próprio motorista. “São falhas humanas e nesse contexto podemos incluir a falta de atenção, que é um grande causador de acidentes, tanto em rodovias quando no perímetro urbano”, salientou.

Marcos lembra ainda que Campo Grande é uma cidade plana onde o excesso de velocidade, aliado a essa falta de atenção torna as coisas ainda piores. “Podemos dizer que, atualmente, os celulares são os maiores inimigos do trânsito”, alertou.

Somente neste ano, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) já registrou 35.026 infrações cometidas pelo uso do celular durante o ato de dirigir. “Isso também é algo relacionado à ansiedade, à uma certa mania de querer usar o telefone o tempo todo não apenas para falar, mas na maioria dos casos, para mandar mensagens, o que prejudica totalmente a atenção ao volante”, ressalta Marcos Alexandre.

Outra coisa que as pessoas não prestam atenção ou aprenderam de forma equivocada é sobre o objetivo do sinal amarelo. Ao contrário do que muitos pensam, a cor não indica atenção, mas o Manual de Sinalização de Trânsito traz a seguinte definição: Término do Direito de Passar.

“Claro que há situações que devem ser analisadas individualmente, mas o correto é obedecer e parar. Se estivermos respeitando os limites de velocidade impostos pela legislação municipal de não ultrapassar os 50 quilômetros por hora em Campo Grande, teremos tempo para observar tudo ao redor e evitar acidentes”, enfatizou. “Quanto mais devagar, mais tempo de reação você tem. Consegue ver, raciocinar e tomar a decisão de forma antecipada, o que é a base da direção defensiva”, advertiu.

Aulas de direção defensiva são obrigatórias em CFC´s desde 2005, quando o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) instituiu o tema e sua carga horária.

Neste momento de férias escolares e festas de fim de ano, em que as pessoas começam a planejar viagens e passeios, o Detran-MS traz algumas dicas importantes para garantir a segurança de todos os ocupantes da via.

  • Faça manutenção periódica no seu veículo;
  • Verifique o estado dos pneus;
  • Verifique as condições do cinto de segurança;
  • Use o cinto de segurança de forma correta;
  • Tenha cuidados extras com as crianças;
  • Verifique a suspensão do veículo. ...
  • Examine a direção;
  • Cheque sempre os freios;
  • Respeite os limites de velocidade da via. Verifique a suspensão do veículo. ...
  • Examine a direção;
  • Cheque sempre os freios;
  • Respeite os limites de velocidade da via.

Vivianne Nunes


Compartilhe