Notícias 1 de junho de 2023

Gratificante, afirmam voluntários do Detran que deram vida a mascotes do Maio Amarelo 2023

O mês de Maio terminou, mas as lições que o movimento Maio Amarelo conseguiu deixar estão ainda frescas na memória de crianças, adultos e nas fotografias que registraram diversas ações educativas promovidas pela equipe do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. 

Em Campo Grande algumas ações tiveram a presença de mascotes que levam a conscientização de forma lúdica para as famílias. Semaforinho e Faixa de Pedestres já são personagens conhecidos dos adultos, e agora em 2023 ganharam o reforço dos Heróis do Transito: Superman e Supergirl. 

Mascotes despertam a curiosidade e admiração das crianças

“Participei de duas ações como Mulher Maravilha. Isso foi gratificante, me trouxe um significado de um acolhimento, de carinho, principalmente das crianças. E a curiosidade também das pessoas de modo geral. Levamos alegria e muito amor por onde passamos, sempre falando da importância de como agir no trânsito, dos cuidados e de sempre escolher a vida. Todas as ações me deixaram feliz. Por onde passei todos abraçaram a nossa ideia. Foi muito Especial”, relata Yasmin Osório Cabral, que trabalha na Cotra no bloco 08. 

Essa não foi a primeira vez que Nildison Maroni, servidor do bloco 17, literalmente vestiu a camisa no Maio Amarelo. “Faixa de pedestres é a primeira vez. Mas eu já fui Wolverine no Maio Amarelo de 2019. É muito bom saber que você está criando memórias nas crianças e de alguma forma isso vai ficar no consciente delas. Elas vão lembrar e acredito que vão associar na questão do trânsito. Por um trânsito mais seguro, de saber que tem que usar a faixa de pedestres, saber que tem que obedecer o semáforo, e é isso, acredito que esse é o principal objetivo deste trabalho”, avalia.

Uma das mobilizações que teve o apoio desses voluntários aconteceu no dia 26 de maio na sede do Detran e teve ainda a participação das crianças do CEI Detran na panfletagem para os servidores nos blocos. Diferente do friozinho que encerrou o mês de maio, naquela tarde fazia 30,01°C em Campo Grande e a umidade relativa do ar estava em 40% conforme os dados do Inmet. Ainda assim, era possível ver a animação dos voluntários por baixo da fantasia pesada e quente. Ao final da caminhada, nem mesmo o cansaço tirou o sorriso do rosto de todos.  

Servidor da DICON no bloco 05, Jairo Nagao foi a pessoa por baixo do Semaforinho naquela tarde. “Já usei a fantasia da Faixa de Pedestres também. É legal ver a criança aprendendo e podendo passar isso para os pais e às vezes até os corrigindo. No trânsito escolha a vida”, destaca. 

“Nossos mascotes em especial foram voluntários que vestiram literalmente a camisa. Vestiram e brilharam, adultos e crianças se encantaram com esses personagens que levaram alegria no centro da cidade, nos shoppings da cidade e aqui no Detran”, avalia Andrea Moringo, diretora de educação de trânsito, que esteve à frente do movimento em todo Estado. 

Ela conta que apesar da equipe ser pequena, o movimento ganhou multiplicadores em todo Estado. “Mês muito intenso, mas de muito comprometimento e gratidão. Tivemos um grande engajamento de toda equipe, que não é uma equipe grande, mas nós formamos uma legião de apoiadores do movimento e foi muito bonito o envolvimento de todos pela causa, que é muito significativa, salvar vidas no trânsito, valorização da vida e boas escolhas”, parabenizou. 

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Foto: Emmanuelly Castro (capa), Milena Benites, Mireli Obando


Compartilhe