Notícias 30 de junho de 2023

Idosos da UMA/UEMS visitam o Detran-MS e a Cidade Escola de Trânsito

Nesta sexta-feira (30), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) recebeu visitas dos idosos da Universidade da Maturidade da UEMS. Duas turmas, um no período da manhã e outra à tarde, estiveram no órgão, acompanharam palestra e realizaram uma visita técnica a Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho.

Aluna da UMA/UEMS no Detranzinho

O acolhimento foi com a chefe da divisão de educação do Detran-MS, Glaucimara Hova, que recebeu os idosos e o gerente da Unidade da UEMS de Campo Grande e coordenador da UMA, professor Djnaires Lageano Neto. “Essa parceria com o Detran é muito importante por se tratar de uma pauta muito importante para nossos alunos da UMA”, disse o professor Dejanires Neto.

Ao chegarem no Detran, os idosos acompanharam a palestra da professora Inês Esteves, responsável pelo Programa de Direitos e Deveres da Pessoa Idosa no Trânsito. Em seguida, realizaram uma visita técnica ao Detranzinho, onde conheceram as instalações de ações pedagógicas realizadas com crianças.

A visita foi elogiada pelos idosos. Cresio Paiva Filho, aluno da UMA ressaltou as orientações de trânsito, que foram repassadas como usar a faixa de pedestre. Aos 65 anos, ele contou que além de pedestre, é motorista e cliclista e as recomendações de segurança no trânsito sempre devem ser lembradas. “Eu sempre obedeço ao sinal de trânsito, todo cuidado através pela faixa, dirijo com atenção. Tenho que fazer minha parte”, disse Cresio.

Cresio e os demais alunos da UMA/UEMS conheceram a estrutura e as ações do Detranzinho.

Dona Leide Cáceres dos Santos, de 63 anos já tem ótimas ideias para o trânsito. “Essa visita me fez pensar numa questão que todos nós reclamamos, que é a impaciência que os motoristas têm com os idosos. Nós somos mais lentos sim, e por isso pensei em criar uma placa que informe que o condutor do veículo é um idoso, para que não fiquem buzinando para nós no trânsito”, disse dona Leide.

Essas sugestões, como outras, serão debatidas em futuros encontros que os idosos da UMA/UEMS terão com técnicos e gestores do Detran. “Essa parceria com a UMA é importante para a ações de educação de trânsito. Os alunos da UMA recebem uma formação diferenciada, serão agentes políticos da causa dos idosos em várias frentes da sociedade, e os idosos são parte fundamental na coletividade do trânsito. Por isso a importância dessa parceria entre o Detran e a UEMS”, explica da diretora de Educação.

 

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Emmanuelly Castro


Compartilhe