Publicado em 03 jun 2026 • por Emmanuelly Castro dos Santos •
O trânsito das cidades é um organismo vivo que reflete diretamente a segurança de quem nele circula. Sabendo que a proteção da vida humana depende de soluções técnicas robustas, o DETRAN-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) deu início a uma profunda transformação na mobilidade urbana na região central de Mato Grosso do Sul, envolvendo intervenções simultâneas nos municípios de Inocência, Rio Verde de Mato Grosso e na capital, Campo Grande.
A diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura explica que o órgão desenhou projetos específicos para a realidade de cada localidade. “Longe de serem meras intervenções estéticas, essas ações reestruturam o cotidiano urbano ao combater os principais fatores de risco das vias, como o excesso de velocidade e os conflitos gerados por cruzamentos mal sinalizados”, afirma.
Para tirar o planejamento do papel e remodelar a infraestrutura de transporte de forma integrada nessas três cidades, o investimento global realizado foi de 1.961.740,54
Em Inocência, por exemplo, o tráfego central está sendo completamente redesenhado por meio de um sistema integrado de circulação em mão única, uma medida primordial para eliminar pontos críticos de colisão frontal. Esse novo modelo ganha o suporte de uma sinalização técnica avançada em rotatórias para distribuir harmoniosamente o fluxo de veículos, além da implantação de faixas elevadas destinadas a garantir a acessibilidade universal.

Seguindo essa mesma premissa de que a engenharia de trânsito de qualidade é o pilar mais sólido para frear a violência asfáltica, o projeto executivo em Rio Verde de Mato Grosso priorizou a moderação da velocidade média de rolagem urbana. As frentes de trabalho espalharam-se pelo município com a implantação estratégica de novas faixas elevadas e dezenas de metros de ondulações transversais (lombadas) em massa asfáltica, neutralizando os principais pontos de conflito e oferecendo uma travessia digna e protegera aos pedestres.
Na capital, Campo Grande, a modernização acompanha a dinâmica de uma grande metrópole, estendendo-se desde a ampla sinalização na infraestrutura de atendimento da Sede do Detran-MS até o complexo viário do Parque dos Poderes. “ Visando o bem-estar e a proteção de quem utiliza o espaço público para o esporte e o lazer, o projeto viabilizou faixas elevadas adicionais e o fornecimento de dispositivos tecnológicos de ordenamento e monitoramento — incluindo lombadas modulares de borracha e cavaletes zebrados refletivos. Essas ferramentas dão suporte logístico e operacional direto para a fiscalização de trânsito em ações comunitárias consagradas como o projeto “Amigos do Parque”, assegurando que a população usufrua das vias com risco zero”, detalha engenheiro Lúcio Adeur Xarão Jorge, Gerente de Engenharia de Trânsito do Detran-MS.
Ao interligar sinalização horizontal avançada, engenharia ativa de pavimentos e dispositivos de moderação de velocidade, o DETRAN-MS consolida um novo paradigma para a mobilidade do estado. “Cada placa instalada, cada faixa pintada e cada alteração de sentido de fluxo convergem para o mesmo objetivo humanitário: garantir que o cidadão possa transitar com a certeza de que a engenharia trabalha para guiar seus passos, ordenar as ruas e, acima de tudo, salvar vidas”, define Maria Moura.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: DIREG