Notícias 6 de fevereiro de 2023

Mãe e professora, Kethelly é a primeira habilitada do programa CNH MS Social

Foi no processo para tirar a primeira CNH que Kethelly Thais de Oliveira Magalhães, de 27 anos, aprendeu a pilotar a moto. Em novembro do ano passado, a professora de educação especial se inscreveu no Programa CNH Social do Governo do Estado. Com muito esforço, concluiu todas as etapas e após pouco mais de dois meses recebeu sua primeira habilitação nesta segunda-feira (06).

Governador Eduardo Riedel e a professora Kathelly Magalhães

“Foi bem difícil de tirar, a autoescola ajudou bastante, o instrutor também teve bastante paciência porque eu nunca peguei na moto. Eu tinha medo". A recém habilitada dedica a conquista da CNH para o filho Issac, de 5 anos. “Agradeço, principalmente pro meu filho. No dia da prova ele estava doente, ele é muito alérgico. Eu falei pro instrutor, acho que não vou conseguir fazer, provavelmente meu filho vai ter que ir pro hospital. Ele disse: faz a prova e vai embora. E foi isso que eu fiz e passei”, conta emocionada.

A entrega da primeira de outras 5 mil CNH´s previstas para essa primeira etapa do programa, foi feita pelas mãos do governador Eduardo Riedel, que lembrou que o CNH MS Social nasceu ainda na gestão de seu antecessor, Reinaldo Azambuja, e destacou a importância dessa iniciativa. “Um projeto que foi experimental, nasce com 5 mil. São R$ 16 milhões. R$ 3,2 mil é o custo de uma CNH e as pessoas às vezes confundem gratuidade com falta de responsabilidade com quem pega e não é. A Kethelly estudou, correu atrás e conquistou”.

Pensando nas oportunidades de geração de emprego e renda para a população, Riedel falou da intenção não só de dar continuidade, mas também de ampliar o programa CNH Social. “A gente já pediu um estudo só para moto. E tem outro projeto que está nascendo lá no trabalho que é a carteira C e D. Que esse é um grande instrumento de trabalho, nós temos uma demanda gigante por parte dos transportadores, temos acompanhado isso. MS cresce cerca de 4% a 5% ao ano e tem demandado profissionais na área de transporte, condutor de veículos pesados. E a gente tem discutido com os transportadores o apoio no acesso a profissionais que às vezes querem tirar uma habilitação profissional e não tem condições, e tem vagas e muitas vagas em aberto para esse tipo de profissional”.

Diretor-adjunto do Detran, Juvenal Neto, diretor-presidente Rudel Trindade, governador Eduardo Riedel e deputado Paulo Corrêa durante entrega da primeira CNH Social

O diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, destacou o empenho de toda a equipe para que o programa avançasse e anunciou as próximas entregas. “Não é um processo fácil. Muita gente confundiu que se inscrevendo já receberia a CNH em casa. Na primeira convocação chamamos 400 pessoas, apareceram 40. Esse final de semana convocamos 700, apareceram 600. Então a coisa começou a andar. Vamos lá, essa é a primeira. Já temos mais 5 a serem entregues essa semana, e se tudo correr bem vamos, vamos pra frente”.

“Uma habilitação hoje, além da autonomia, é uma conquista, um sonho, e um sonho caro para a maioria das pessoas”, afirmou a diretora de Educação de Trânsito, Andrea Moringo. A Diretoria é a responsável pelo programa CNH Social no Detran-MS.

Ao chegar à sede do Detran-MS, o governador Eduardo Riedel e comitiva foram recepcionados pelas crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Claudete de Oliveira da Vera Cruz.

Governador Eduardo Riedel com as crianças da CEI mantida pelo Detran-MS

A entrega aconteceu na sede do Detran-MS e teve a participação da mãe da contemplada, Raquel de Oliveira, instrutores e responsáveis pelo processo que habilitou Kethelly. Além de servidores, também participaram da entrega da primeira CNH MS Social, o deputado estadual Paulo Corrêa, os secretários, da Casa Civil, Eduardo Rocha, de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, e também o adjunto do Detran-MS, Juvenal Neto.

Mireli Obando – Assessoria de Comunicação do Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe