Notícias 15 de maio de 2024

Maio Amarelo: Detran realiza ações em Escolas, empresas e com idosos

Durante o mês de maio, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) vem realizando uma série de ações educativas com diversos públicos, pelo movimento Maio Amarelo. A intenção é alcançar segmentos da população e incentivar a reflexão sobre o comportamento seguro no trânsito.

Ação na empresa Rodobelo Transportes

Com o tema “Paz no Trânsito começa por você”, a empresa RodoBelo Transportes recebeu uma equipe do Detran-MS nesta segunda-feira (13). Para a técnica de Segurança da empresa, Flávia Daiani Maier, a ação foi muito importante. “Acredito que a maior importância é eles (os funcionários) poderem replicar em suas casas para seus filhos levando informação fazendo com que no futuro possamos ter menos acidentes e sermos mais conscientes”, disse Flávia.

Além de informações sobre o movimento Maio Amarelo, os funcionários da RodoBelo participaram de uma ação que simulava embriaguez ao volante, com óculos de simulação. O objetivo foi sensibilizar os condutores para não conduzir veículos quando consumirem álcool.

Na próxima sexta-feira (17), uma ação semelhante será realizada no frigorífico da JBS, em Campo Grande.

Ação com Estudantes

Na terça-feira (14), alunos da E.E. Blanche Dos Santos Pereira, no Tijuca, participaram de ação educativa desenvolvida especialmente para atender a escola, com jogos, informações, brincadeiras, entre outras, que fazem parte do programa Detran vai às Escolas. “Esses atendimentos são específicos, pois a equipe de educação conhece a necessidade da instituição e desenvolve atividades voltadas para as particularidades de cada escola. Ações de educação de trânsito devem ser de forma lúdica e de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino”, explica a gerente de Campanhas e Projetos do Detran-MS, Glaucimara Hova.

Alunos da E.E. Blanche Dos Santos Pereira

Para a coordenadora de projetos da escola, Daniela Bueno Vicente Vital, a ação foi de extrema importância, pois os alunos participaram efetivamente com perguntas. “Os alunos tinham muitas curiosidades e acredito que uma sementinha foi plantada e eles irão levar para os pais e familiares algo do que aprenderam com a ação de hoje. A forma como foi transmitida deixou as informações mais claras e atrativas, a escola toda na verdade ficou curiosa para participar”, contou Daniela.

No próximo dia 21, a Escola visitada pela equipe do Detran será a Escola Municipal Juca Pirama.

Ação com idosos

Nesta quarta-feira (16), idosos da comunidade Tia Eva participarão de uma caminhada pedindo paz no trânsito. Eles fazem parte do programa “Detran vai onde o idoso está”, que leva educação de trânsito para idosos em comunidades de Campo Grande e cidades próximas, como Jaraguari e Rio Negro.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fotos: DIRET