Notícias 1 de junho de 2023

Maio Amarelo: encerramento em Campo Grande homenageia personalidades que atuam no trânsito

Nesta quarta-feira (31/05), uma cerimônia na Câmara Municipal de Campo Grande encerrou as atividades do movimento Maio Amarelo, realizadas na capital. A sessão solene teve a outorga da Medalha do Mérito Legislativo Coronel da PM Francisco Libório Silveira, que foi entregue a pessoas que prestaram contribuições de melhoria no trânsito, por meio de ideias, ações, projetos e até mesmo com ações que tenham salvado ou ajudado a salvar vidas.

Entre os homenageados, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) Rudel Trindade Júnior e a diretora de Educação de Trânsito do órgão, Andrea Moringo. Ainda receberam a homenagem as servidoras Eliane Alencar da Silva e Bruna Fernanda Brittes Pereira e ex-funcionários do Detran-MS. “É uma honra receber uma homenagem tão linda como esta, com o nome do Coronel Libório que foi um homem muito humano e que levou toda essa humanidade para o serviço prestado no trânsito”, disse a diretora de Educação de Trânsito, Andrea Moringo.

A cerimônia de encerramento do Maio Amarelo teve a recordação da criação do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito – GGIT, que está ativo em Campo Grande há 10 anos. “Temos aqui em Campo Grande um modelo de gestão integrada de trânsito e algumas pessoas que foram homenageadas aqui foram fundamentais para criação do GGIT”, disse o Dr. Renan Soares Junior, conselheiro do Cetran-MS e Chefe do Controle de Estatísticas da Agetran, que falou em nome dos homenageados.

A outorga da Medalha do Mérito Legislativo Coronel da PM Francisco Libório Silveira foi proposta pelo vereador Coronel Villasanti. “A câmara reconhece essas pessoas que na sua área de atuação, da educação, da engenharia, da fiscalização, contribui para tornar o trânsito de Campo Grande cada vez mais seguro e coroa hoje essas pessoas com essa belíssima medalha do Comandante Libório que tanto contribuiu para a nossa Capital”, disse.

Ana Raquel Viana Silveira, filha e representante da família do Coronel Libório, falou sobre a gratidão em ter o nome do pai na medalha. “Gratidão é o sentimento, estamos muito honrados pois meu pai foi uma pessoa que sempre prezou por um bom trabalho, pelo ser humano, justo, com o trabalho que ele pode cumprir nesses anos no Detran, e como coronel da polícia militar, contribuiu para um trânsito muito melhor da nossa sociedade”, destacou.

Maio Amarelo

Depois de um mês coberto de ações educativas por todos o estado, a diretora de Educação do Detran, Andrea Moringo, enfatizou que muitas pessoas aderiram este ano as ações do Maio Amarelo. “Tivemos um mês com muitas ações tanto na capital quanto no interior do estado. Nossas equipes se desdobraram para atender as demandas que tivemos e foi um trabalho árduo e prazeroso neste projeto. Foi uma missão conscientizando as pessoas da importância da colaboração de todos, da importância das escolhas que fazemos na nossa vida, principalmente as escolhas que fazemos no trânsito, que acabam afetando a nós e aos outros”, disse a diretora.

Coronel Libório

O Coronel Libório faleceu em 2020, aos 69 anos. Ele era formado em Direito e foi ajudante de ordens dos governadores Wilson Barbosa Martins e Marcelo Miranda Soares, comandante do 3º BPM em Dourados, comandante-geral da PM durante o governo de Wilson Barbosa Martins e entre 2007 e 2014 foi diretor-adjunto do Detran-MS, voltando ao cargo em 2017 até março de 2020.

Confira os homenageados:
Ademir Santana – Olímpio de Oliveira Lourenço e Henrique José Fernandes
Ayrton Araújo – Pedro Luis Teodoro e Fabio Herivelto Krauss
Betinho – Eder Lucas Dias Lima e Jeans Wagner Fretes Ortigoza
Beto Avelar – Ivanise Maria Rotta e Rafael Cansançao da Silva
Carlos Augusto Borges – André Luiz Saab e Arquimedes Gonzaga Gonçalves
Clodoilson Pires – Bruno Alves Nogueira e Dalila Silverio Bonfim
Coronel Villasanti – Andrea Moringo da Silva, Regina Maria Duarte, Elcio Almeida e Janine de Lima Bruno
Dr. Loester – Gladis Teodoro Caramalac e Wladimir Antonio da Silva
Dr. Victor Rocha – Ademar Brites Cardoso e Amaury Lago Prieto
Edu Miranda – Carlos Gomes Guarini Leite da Silva e Jocimar Caldeira Cabral
Gilmar da Cruz – André José Francelino e José Aparecido Lopes