Notícias 28 de novembro de 2023

Mostra da Infância conta vivências das crianças do CEI Detran e emociona familiares

Trabalhos desenvolvidos pelos educadores com as crianças do CEI Claudete de Oliveira da Vera Cruz ao longo de 2023 tomaram conta do espaço que realiza de sexta-feira (24) até a próxima quarta-feira (29) a segunda Mostra da Infância. Com o tema “Tornando Visível a Aprendizagem das Crianças", a exposição conta com inúmeros registros das vivências das crianças e professores.

“É a expressão de uma síntese do que as crianças  experienciam neste ambiente educativo, em que a vida pulsa, provocando-as a explorarem a criatividade e a imaginação por meio de inúmeros contextos que lhes são apresentados”, disse a diretora pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida.

Poucas horas após a abertura para visitação, a diretora já comentava da emoção dos familiares e servidores que passaram por lá. “Para nós, que acompanhamos a cotidianidade das crianças aqui no CEI, é muito prazeroso ver a emoção das famílias pelos corredores, descobrindo encantadas o que as crianças vivem aqui. Estamos felizes por lhes oportunizar rica vivência”.

Mãe do Caio da IB e da Cecília da turma IV, Priscilla Miyahira falou das impressões que teve da Mostra. “Fiquei emocionada. A forma como as atividades são expostas, tudo contextualizado, faz com que a gente compreenda bem o que as crianças vivem ali. A gente percebe o carinho, o cuidado com que as propostas são pensadas. A mostra está linda”.

“Foi maravilhoso ver todos os relatos da trajetória da nossa princesa até aqui. É impossível ler as vivências da Eloá e não se emocionar. Tantos aprendizados e evoluções durante esse tempo”, registrou nas redes sociais Nathan Silva, pai da pequena Eloá.

Um cabide com marcos importantes do desenvolvimento de cada bebê da turma 1A emocionou a mãe da bebê Isis que chegou há poucos dias no CEI. “Que coisa mais linda o cuidado das professoras em registrar cada pequena conquista dos nossos bebês. Cada passo dado, é um suspiro de emoção”, afirmou

No caso da mãe do Pedro, da turma IA, os risos misturavam-se às lágrimas com o resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. “No dia a dia a gente deduz o que tem sido feito, pela rede social a gente vê mais um pouquinho. Mas essa exposição vai muito além do que imaginamos. Ela só comprova a dedicação de cada educador do CEI e o quanto nossas crianças se desenvolveram”, elogia Mireli.

A coordenadora pedagógica, Ananda Anizelli agradece a presença dos visitantes. “Essa II Mostra é fruto do trabalho coletivo de uma equipe empenhada em tornar visível as aprendizagens das crianças. Cada narrativa, registro e as múltiplas linguagens expressas em nosso ambiente educativo encantam os profissionais do CEI/DETRAN, familiares e comunidade”.

A Mostra da Infância do CEI Detran ficará exposta até quarta-feira (29) e está aberta à visitação de pais, familiares, amigos e colaboradores do Detran.

Mireli Obando, Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued

 


Compartilhe